Página 62 - cad_pesq_15

Versão HTML básica

62
Letramento digital... -
Denyse M. da S. Ataíde e Maria José Pinho
mais flexíveis, com regras de controle discutidas
com a comunidade e decisões tomadas por grupos
interdisciplinares mais próximos dos alunos. [...] É um
novo modelo de escola que derruba as suas paredes, que
salta além de seus muros, revelando um aprendizado
sem fronteiras, sem limites de idade e pré-requisitos
burocráticos; um novo modelo que traduz uma nova
relação de abertura com a comunidade e reconhece
a existência de novos espaços do conhecimento. Na
realidade, é uma escola sem paredes, uma “escola
expandida” que cria novos espaços de convivência e
de aprendizagem (MORAES, 2004, p. 20).
Nesse sentido, a educação que emerge dessa escola assume
características Interdisciplinares (FAZENDA, 2003) e Transdisciplinares
(NICOLESCU, 2001) uma vez que sua efetivação perpassa o campo
disciplinar, produzindo modos de compartilhar saberes, reconhecendo
os diferentes níveis de uma realidade em constante transformação.
Realidade essa que ultrapassa as fronteiras da ciência, instituindo, na
concepção de Japiassu (1979), Morin (2000; 2001; 2002), Sommerman
(2006), Damas (2009) e Magalhães (2009), espaços de diálogos
multirreferenciais com as diversas culturas, com a vida de cada grupo
humano e de cada um individualmente, abrindo possibilidades de
visões plurais a respeito de um fenômeno ou conceito, e a respeito da
complexidade da própria vida.
5 B
reves
C
onsiderações
F
inais
Neste artigo, apresentamos as bases teorias que sustentam
nosso trabalho sobre letramento digital e formação de professores
no contexto da Educação a Distância. Igualmente, foram discutidas
as funções do professor enquanto agente e mediador das situações
que permitem a ocorrência do letramento, bem como os conceitos
de letramento e letramento digital.
Além dessas abordagens, refletimos sobre a Sociedade da
Informação e Conhecimento em Rede, considerando a importância
que assumem as Novas Tecnologias de Comunicação e Informação,
nomeadamente o Computador e as ferramentas utilizadas no uso
e manuseio desse equipamento. Destaque é dado à rede mundial