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Letramento digital... -
Denyse M. da S. Ataíde e Maria José Pinho
e adquirir novas atitudes, valores, interesses, etc.
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economia:
evita o deslocamento, o abandono do local
de trabalho, a formação de pequenas turmas e permite
uma economia de escala. (Grifos nossos).
Partindo dessas premissas, refletiremos, a seguir, sobre a
Formação do Professores na EaD e suas conexões com o Paradigma
Educacional Emergente. Além disso, apresentaremos, brevemente,
a Inter e a Transdisciplinaridade, identificando relação entre estas,
a EaD e o Paradigma Emergente.
4.1 A E
a
D
e o
P
aradigma
E
ducacional
E
mergente
:
aprender
a
aprender
Estudos como os de Dellors (1998) destacam que não basta que
cada um acumule no começo da vida uma determinada quantidade
de conhecimento de que possa abastecer-se indefinidamente. Antes,
torna-se necessário estar à altura de aproveitar e explorar, do começo
ao fim da vida, todas as ocasiões de atualizar, aprofundar e enriquecer
estes primeiros conhecimentos, e de se adaptar a um mundo em
mudança. É, dessa forma, necessário aprender a aprender.
Nesse sentido, Peixoto (2010) colabora afirmando que a
prender a aprender diz respeito à atitude do aprendiz de apreender os
procedimentos necessários para a assimilação de qualquer conteúdo
e sendo assim, aprender a aprender é uma
atitude
, isto é, uma
predisposição, uma postura ativa do aprendiz que tem como objetivo
apropriar-se de um
conteúdo,
ou seja, saber fazer algo, conhecer um
assunto, aproximar-se ou dominar uma área do conhecimento.
Também aqui identificamos aspectos comuns entre a EaD
e o Paradigma Emergente no que tange às formas de aprender a
aprender. Vejamos o que diz Moraes:
[...] Todos esses aspectos têm implicações importantes
nas práticas administrativas da escola. Pretende-se
abandonar as escolas burocráticas, hierárquicas,
organizadas por especialidades, constituídas de sistemas
rígidos de controle, escolas dissociadas do contexto
e da realidade, para se construir uma escola aberta,
com mecanismos de participação e descentralização