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Letramento digital... -
Denyse M. da S. Ataíde e Maria José Pinho
Nesse sentido, Martelli (2003, p. 22) afirma que de acordo
com a UNESCO:
[...] a educação a distância facilita o cumprimento do
princípio de igualdade de oportunidade. Leva a educação
a grupos sociais com poucas possibilidades de acesso ao
ensino: populações dispersas e alijadas geograficamente,
com escassos recursos financeiros e grupos em condições
desvantajosas, bem como explora as possibilidades das
novas tecnologias da informação e da comunicação.
Contudo, Martelli (2003, p. 13) entende que isso não concebe
necessariamente a EaD como a solução dos problemas educacionais
do mundo contemporâneo, mas sim, reconhece o potencial que
esta modalidade educacional pode oferecer aos sistemas de ensino
superior que, na intenção de diversificar e flexibilizar oportunidades,
poderão organizar-se em sistemas mistos ou integrados, isto é, com
atividades presenciais e a distância. Dentre as características da
EaD, Martelli (2003, p. 47) destaca:
- abertura:
uma diversidade e amplitude de oferta de
cursos, com a eliminação do maior número de barreiras
e requisitos de acesso, atendendo a uma população
numerosa e dispersa, comníveis e estilos de aprendizagem
diferenciados, para atender à complexidade da
sociedade moderna;
- flexibilidade:
de espaço, de
assistência e tempo, de ritmos de aprendizagem, com
distintos itinerários formativos que permitam diferentes
entradas e saídas e a combinação trabalho/estudo/
família, favorecendo, assim a permanência em seu
entorno familiar e laboral;
- adaptação:
atendendo
às características psico-pedagógicas de alunos que
são adultos;
- eficácia:
O estudante, estimulado a
se tornar sujeito de sua aprendizagem, a aplicar o
que está aprendendo e a se auto-avaliar, recebe um
suporte pedagógico, administrativo, cognitivo e afetivo,
através da integração dos meios e uma comunicação
bidirecional;
- formação permanente:
há uma grande
demanda, no campo profissional e pessoal, para dar
continuidade à formação recebida “formalmente”