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Letramento digital... -
Denyse M. da S. Ataíde e Maria José Pinho
isso é a capacidade de mobilização da comunidade de leitores (em
formação) com vistas a um objetivo em comum” (KLEIMAN, 2008)
apud
(DOLABELLA, 2010, p. 7).
De acordo com Kleiman (2007), é certo que o papel do professor
muda na perspectiva do letramento na perspectiva da prática social, e
sendo assim, um enfoque socialmente contextualizado pode conceder
ao professor autonomia no planejamento das unidades de ensino e
na escolha de materiais didáticos. Para ela,
[...]O professor pode decidir sobre a inclusão daquilo
que pode e deve fazer parte do cotidiano da escola,
porque legítimo e/ou imediatamente necessário, e,
por outro lado, sobre a exclusão daqueles conteúdos
desnecessários e irrelevantes para a inserção do aluno
nas práticas letradas que, parece-nos, persistem
por inércia e tradição e, por último, decide também
sobre a negociação daquilo que pode não interessar
momentaneamente ao aluno, mas precisa ser ensinado
pela sua real relevância em nossa sociedade (KLEIMAN,
2007 p. 17).
Nesse cenário, destacamos a Educação a Distância que,
conforme veremos a seguir, se apresenta como um novo modelo
educativo capaz de atuar na concepção, consecução e emergência
dessa nova sociedade.
4 E
ducação
a
distância
:
um novo
paradigma
educacional
?
A educação no Brasil, assim como em diferentes países,
situa-se na perspectiva da complexidade, impondo desafios para os
sistemas de ensino que buscam formas de atender às necessidades,
aos anseios e às expectativas de uma sociedade marcada pela
emergência das Novas Tecnologias de Informação e Comunicação
(NTCIs). Nesse contexto, está a Educação a Distância, uma
modalidade de ensino que se apresenta como um novo Paradigma
Educacional.
Dessa forma, consideramos providencial concei tuar
paradigma, e para tanto recorremos a Khun (1983) que afirma que
paradigma é um modelo, ou mesmo padrões compartilhados que