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Letramento digital... -
Denyse M. da S. Ataíde e Maria José Pinho
pela primeira vez em relação à alfabetização por A. B. Anderson et.
al. (1980), que o definiu como uma ocasião durante a qual uma
pessoa tenta compreender sinais gráficos.
Nesse sentido, Heath (1983, p. 93), caracteriza “evento de
letramento” como “qualquer ocasião em que uma parte de escrita
é parte integrante da natureza das interações dos participantes e
seus processos interpretativos”. Todavia, Street, (1984, p. 1)
apud
Street (2003, p. 78) emprega a fras “práticas de letramento”
5
como
um meio de se concentrar sobre “práticas sociais e concepções
de leitura e escrita”
6
, embora mais tarde elaborado o termo de
levar em conta tanto “eventos” no sentido de Heath (1982) e dos
modelos sociais de letramento que participantes põem à disposição
os eventos e que dão sentido a eles (STREET, 1988)
apud
(STREET,
2003).
3.1.1 O professor: Agente e Mediador
A escola é uma agência de letramento e o professor assume o
papel não somente de agente (KLEIMAN, 2008)
apud
(DOLABELLA,
2010), mas também de mediador da aquisição de conhecimentos
visando, especificamente, ao letramento escolar (SOARES, 2004),
a partir de determinadas competências e habilidades contempladas
no conteúdo programático em questão, como: condução de debates;
a “educação para o olhar”; a “educação para a curiosidade”;
(DOLABELLA, 2010, p. 7), relançando questionamentos sobre
o mundo a partir de novos conhecimentos construídos, a cada
etapa de escolaridade, conduzindo a aprendizagem da oralidade
pela verbalização de impressões, e também das habilidades de
descrição e análise de textos verbais e/ou imagéticos na fase escolar
observada.
A autora recorre à Kleiman (2006, p. 82) afirmando que o
“lugar”, que assume esse professor, nessa perspectiva, é o de “agente
de letramento”, isto é, o professor como agente social, responsável
pela inserção dos alunos nas práticas de letramento escolar. Sendo
assim, para o exercício desse papel de “agente social”, ao qual se
refere a autora, acredita-se que “[...] a familiaridade com múltiplas
práticas de letramento é ainda essencial, mas tão importante quanto
5 "literacy practices".
6 "social practices and conceptions of reading and writing".