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Letramento digital... -
Denyse M. da S. Ataíde e Maria José Pinho
Heath (1982) analisa em seus estudos os eventos de letramento,
situações em que a escrita constitui parte essencial para fazer
sentido, tanto na interação e interpretação dos participantes.
Segundo a autora, a escola, modelo de orientação letrada, deve
ser a continuidade do desenvolvimento lingüístico das crianças que
forammotivadas, mas pode representar uma ruptura nas práticas de
letramento para aquelas que não foram motivadas, e dessa forma o
modelo que define as práticas escolares é o autônomo do letramento.
(escrita = processo neutro).
Ademais, as prát icas de letramento podem ocorrer
simultaneamente com atividades orais, a fala rodeia os eventos
escritos, assim eventos de letramento tornam-se eventos sobre a
escrita e sendo assim, Heath (1983) afirma que:
[...] Categorizar as crianças e suas famílias com base
na classe socioeconômica ou raça e depois de lincar
essas categorias para as diferenças da língua foi ignorar
as realidades dos padrões de comunicação da região
3
(HEATH, 1983, p. 3). (TRADUÇÃO NOSSA).
Ainda de acordo com Heath (1983, p. 11):
[...] O lugar da linguagem na vida cultural de cada
grupo social é interdependente com os hábitos e valores
compartilhados entre os membros desse grupo. [...]
Cada comunidade tem regras sociais para interagir e
compartilhar conhecimentos em eventos de letramento
4
(HEATH, 1983, p.11).
Por sua vez, Street (2003) desenvolveu uma distinção entre
“eventos de letramento” e “práticas de letramento”, e cita Barton
(1994) observando que o termo eventos de letramento é derivado da
ideia de sociolinguística e ligado aos eventos da fala, e que foi usado
3 To categorize children and their families on basis of either socioeconomic class or race and
then to link these categories to discrete language differences was to ignore the realities of
the communicative patterns of the region.
4 The place of language in the cultural life of each social group is interdependent with
the habits and values of behaving shared among members of that group…because
their communities had different social legacies and ways oh behaving and face- to-face
interactions.