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Letramento digital... -
Denyse M. da S. Ataíde e Maria José Pinho
Quadro 1. Comparação entre o professor tradicional da “era industrial” e o
professor da “era da informação”.
ERA INDUSTRIAL ERA DA INFORMAÇÃO
Professor como transmissor de
conhecimento
Aprendiz como consumidor
passivo
Informação isolada (fatos)
Memorização mecânica
Informação limitada
Preparação: Para o trabalho fabril
Competição
Trabalho isolado
Recebimento de ordens
Escola como lugar de
aprendizagem
Escola para a academia
Aprendizagem hierárquica
Perspectiva restrita
Professor como aprendiz ou
facilitador
Estudante como produtor
Aprendizagem integrada
Reflexão crítica
Infinidade de informações
Preparação para a sociedade do
conhecimento
Cooperação
Trabalho colaborativo
Decisões as partir das prioridades
Aprendizagem em todos os
lugares
Escola para academia e
sociedade
Administração cooperativa
Perspectiva global
Fonte: FAGUNDES (2005 p. 32-33).
Aprendizes do futuro
: as inovações
começaram!.
O quadro proposto por Fagundes (2006) apresenta duas
realidades bem distintas. O perfil do profissional da era industrial
é aquele formado para atuar de forma alienada, sem autonomia e
sob a égide de uma hierarquia hegemonizadora numa concepção
fordista
2
. O da era informacional é dinâmico e eclético, capaz
2
Fordismo
é o nome dado ao modelo de produção automobilística em massa, instituído
por Henry Ford. Esse método consistia em aumentar a produção através do aumento de
eficiência e baixar o preço do produto, resultando no aumento das vendas que, por sua
vez, iria permitir manter baixo o preço do produto. Nos anos 1990, com o advento do
neoliberalismo, sua ideologia foi largamente utilizada na educação, sendo esta vista como
um produto de mercado (FRIGOTTO, 1998).