53
Letramento digital... -
Denyse M. da S. Ataíde e Maria José Pinho
3 F
ormação
de
professores
:
as
interfaces
Os professores, atualmente, se encontramdiante de um impasse.
Além de uma formação que irá condicioná-los para o exercício da
docência em suas respectivas licenciaturas, precisam investir numa
outra formação, aquela que os habilitem para interagirem com as
diferentes mídias e seus atributos.
De acordo com Freitas (2010, p. 340), quando se afirma que
os professores devem ser letrados digitais, essa afirmação se baseia
em uma acepção “restrita ou ampliada? Refere-se à possibilidade de
acesso a esses instrumentos ou ao domínio de capacidades básicas
para o seu uso? Acesso e uso instrumental fazem-se importantes,
mas não atingem o que se espera, de fato, dos professores”.
Sendo assim,
[...] Os professores precisam conhecer os gêneros
discursivos e linguagens digitais que são usados pelos
alunos, para integrá-los, de forma criativa e construtiva,
ao cotidiano escolar. Quando digo integrar é porque o
que se quer não é o abandono das práticas já existentes,
que são produtivas e necessárias, mas que a elas se
acrescente o novo (FREITAS, 2010 p. 340).
Para Araujo (2006), os professores que sabem e usam as nas
novas tecnologias tendem a ser reflexivos em seu fazer pedagógico,
além de construir um processo de ensino e de aprendizagem que
envolve o estudante e promove a sua autonomia. “Assim muito
mais que equipar laboratórios, a preocupação maior das políticas
educacionais deveria estar posicionada na formação dos professores”
(ARAUJO, 2006, p. 67).
Nesse sentido, recorremos a Fagundes (2005), conforme o
quadro que se segue.