Página 52 - cad_pesq_15

Versão HTML básica

52
Letramento digital... -
Denyse M. da S. Ataíde e Maria José Pinho
imediatismo e instantaneidade na busca de soluções;
responsabi l idade social; senso de contestação;
tolerância ao diferente.
No cerne dessa questão, é preciso destacar o papel do
hipertexto, definido por Paes de Barros (2009, p. 136) como um texto
eletrônico caracterizado pela criação de um espaço de informação
no qual o leitor escolhe seu percurso de leitura através dos
links.
Para essa autora,
[...] A possibilidade de acesso a diferentes links produz
uma leitura não-linear porque o texto eletrônico se
constitui em um grande mosaico de discursos em
que o leitor pode escolher o caminho de leitura a ser
percorrido, construindo e atribuindo sentidos a esses
discursos de maneira diversa da leitura realizada na
linearidade espacial do papel (PAES DE BARROS,
2009 p. 136).
Com efeito, a autora identifica um percurso não linear,
enquanto via de acesso promotora de novos padrões de intervenção
por parte dos leitores e recorre a Levy (1997, p 71) ressaltando que
na comunicação escrita tradicional os recursos de montagem são
utilizados no momento da escrita: “Uma vez impresso, o texto material
mantém uma certa estabilidade [...] à espera das desmontagens e
remontagens de sentido a que o leitor se irá entregar”.
Na concepção de Xavier (2005, p. 2), o letramento digital
implica realizar práticas de leitura e escrita diferentes das formas
convencionais de letramento e de alfabetização. Para o autor, ser
letrado digitalmente pressupõe,
à priori,
assumir mudanças nos
modos de ler e escrever os códigos e sinais verbais e não verbais,
como imagens e desenhos, se compararmos às formas de leitura e
escrita feitas no livro, até porque o suporte sobre o qual estão os
textos digitais é a tela, um artefato digital.
Não obstante, conforme visto anteriormente, autores como
Kleiman (1995), Barton (1998), Soares (2002), defendem a incidência
de diferentes tipos de letramento, e o letramento digital é um
destes, mas que depende do contexto em que se manifesta para se
materializar.