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Letramento digital... -
Denyse M. da S. Ataíde e Maria José Pinho
discussão ideológica em grande escala: ele responde a
alguma coisa, refuta, confirma, antecipa as respostas
e objeções potenciais, procura apoio, etc. (BAKHTIN &
VOLOSHINOV, 2002, p. 123),
Seguindo essa mesma linha de pensamento, Leffa (2005)
informa que a interação em ambiente virtual vem despertando o
interesse de professores e pesquisadores há algum tempo. O autor
parte da perspectiva da Teoria da Atividade de Leontiev (1978) e
Engeström (1999), na qual o sujeito é percebido nas suas relações
com o objeto a ser aprendido, as quais se efetivam através de
um instrumento de mediação, de sorte que esse sujeito não está
isolado no espaço, mas situado dentro de um contexto de interação
com outras pessoas, formando uma comunidade para atingir um
determinado objetivo, que é compartilhado em rede.
Não obstante,
[...] A apropriação de qualquer conteúdo, de acordo com
a Teoria da Atividade, só é possível pela mediação de
um instrumento. Para que essa mediação possa ocorrer
é necessário que os instrumentos sejam conhecidos e
dominados pelos sujeitos num bom nível de proficiência.
Essa é provavelmente a grande diferença entre a sala
de aula tradicional e EAD. Na sala de aula tradicional,
os instrumentos já são artefatos culturais amplamente
conhecidos do aluno, como é o caso, por exemplo, do
livro didático, do dicionário, da gramática e mesmo
do gravador de áudio e do aparelho de televisão. Em
EAD, onde o instrumento de mediação é basicamente o
computador, esse domínio nem sempre está assegurado.
Esse é um elemento complicador, pois na medida em
que o aluno precisa aprender a usar o computador, o
que seria apenas instrumento de mediação passa a ser
também conteúdo da aprendizagem (LEFFA, 2005,
p. 3).
Contudo, muito do que se conhece sobre a interação face a
face (GUMPERZ, 1998,
apud
LEFFA, 2005) é baseado em estudos
sociointeracionais onde o gesto, a postura, a expressão facial e
mesmo a distância física entre os interlocutores são considerados