Página 46 - cad_pesq_15

Versão HTML básica

46
Letramento digital... -
Denyse M. da S. Ataíde e Maria José Pinho
1 I
ntrodução
Neste artigo, apresentamos as bases teóricas que fundamentam
a discussão e análise dos dados de nossa Dissertação que está
em andamento. O objetivo da pesquisa é identificar e descrever
as práticas de letramento dos Alunos/Professores matriculados no
PARFOR, Curso de Letras, na modalidade Educação a Distância
(EaD), da Universidade Federal do Tocantins (UFT), campus de
Araguaína. Já o objetivo deste artigo é refletir sobre letramento digital
e formação de professores, identificando suas faces e interfaces
a partir do que discutem pesquisadores e teóricos que se ocupam
do estudo da temática. Igualmente, e partindo de uma literatura
especializada, discutimos a Educação a Distância, identificando-a
como ummodelo de educação que tem características do “Paradigma
Educacional Emergente”.
Trata-se, portanto, de um trabalho teórico a partir de uma
criteriosa pesquisa bibliográfica e de revisão da literatura atinente
aos diferentes tipos de letramento, sendo que o letramento digital é o
foco do estudo. As Novas Tecnologias de Comunicação e Informação
(NTCIs), a EaD, a leitura e a escrita, são temas centrais, tudo
isso vinculado à formação do professor e sua prática pedagógica,
sendo este profissional visto como agente mediador nos eventos de
letramento.
Nesse sentido, as teorias que fundamentam nossa pesquisa
abrangem: letramento; letramentos; leitura; escrita; formação de
professores; TTCIs; EaD, Paradigma Educacional Emergente, prática
docente e os diferentes contextos nos quais transitam todas essas
ocorrências.
2 L
etramento
digital
:
as
faces
O panorama da atualidade, regido pelos avanços das
tecnologias, impõe às sociedades os mais diferentes desafios. As
expectativas são mais acentuadas na área da educação, uma vez
a escola se apresenta como o celeiro onde serão formados não
apenas profissionais capazes de atuar num mercado cada dia mais
competitivo, mas cidadãos conscientes de seu papel, com capacidade
de enfrentar as vicissitudes de uma realidade, concomitantemente,
volátil e virtual.