Página 45 - cad_pesq_15

Versão HTML básica

45
L
etramento
digital
e
formação
de
professsores
:
faces
e
interfaces
Denyse Mota da Silva Ataíde¹
Maria José de Pinho²
R
esumo
Este artigo, parte integrante de uma pesquisa em andamento,
1
tem como
objetivo refletir sobre Letramento Digital e Formação de Professores,
identificando suas faces e interfaces a partir do que discutem pesquisadores
e teóricos que se ocupam do estudo da temática. Igualmente, e partindo
de uma literatura especializada, discutimos a Educação a Distância,
identificando-a como um modelo de educação que tem características do
“Paradigma Educacional Emergente”. Para tanto, realizamos uma pesquisa
bibliográfica, isto é, teórica. Para os estudos de Letramento e Letramento
Digital, consultamos Soares (1998; 2002); Kleiman (2007), Leffa (2005),
Xavier (2004) e Heath (1983). Acerca da Educação a Distância e Formação
de Professores, Pinho (2007; 2011), Cantarelli, Cardoso & Wippel (2007);
Kleiman (2006; 2007). Sobre o Paradigma Educacional Emergente Maria
Cândido Moraes (2004). O estudo revela que o Letramento Digital é uma
realidade e que para se efetivar precisa de professores com uma formação
inicial e continuada no âmbito das NTCIs. Que a EaD é um poderoso aliado
para que isso ocorra, pois, por seu caráter transcendente de espaço e tempo,
atua favoravelmente para que os profissionais da educação que não podem,
não querem ou não têm oportunidade de cursar uma licenciatura e/ou
especialização na modalidade de estudo presencial. Também constatamos
que a EaD se insere no contexto do Paradigma Educacional Emergente, ao se
apresentar como uma forma de ensinar e aprender que rompe com as formas
tradicionais de educação, onde alunos e professores são agentes de um
processo que transcorre sem local ou tempo pré determinados, favorecendo a
autonomia do aprendiz. Ademais, a EaD se apresenta como uma alternativa
de democratizar o ensino num país de dimensões continentais como o Brasil
e pode contribuir para a emergência de sociedade letrada.
Palavras-chave: educação a distância; formação de professores; paradigma
educacional emergente.
1 Mestranda do PPGL – Programa de Pós-Graduação em Letras no Curso MELL – Mestrado
em Língua e Literatura – da UFT – Universidade Federal do Tocantins – Araguaína
– Professora e Coordenadora Pedagógica de Pós-Graduação do CESTEP-TO. e-mail:
denysemota@hotmail.com
² Professora adjunta da UFT – Universidade Federal do Tocantins, Campus de Palmas.
e-mail: mjpignon@uft.edu.br.