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Discurso da imprensa sobre ação... -
Rosalir Viebrantz
et al.
representa um consenso no país. No entanto, com o advento
das políticas de AA e, especialmente, da implantação de cotas
baseadas no critério racial ou de cor, este debate é retomado
com muita força nos jornais estudados. (FOLHA DE S. PAULO,
23/02/2009).
c) Ação afirmativa no Brasil e as ambiguidades em torno das AA.
A conferência de Dobam, África do Sul, em 2001 (FOLHA DE
S. PAULO, 29/08/2001), se constituiu em marco importante, no
Brasil para as AA. As ações afirmativas no Brasil continuam a
se multiplicar, todavia, o debate nacional sobre o tema ainda é
dominado pela questão da validade (ou não) de tal iniciativa.
Os jornais estudados, em suas reportagens, ora são a favor, ora
são contra, mas apontam ganhos, perdas e possibilidades de
aperfeiçoamento das AA no Brasil. É claramente uma redução e
um erro ignorar que as Ações Afirmativas não são apenas para
negros. Estas ambiguidades, que contribuíram para tornar as
políticas de AA tão controversas, relacionam-se e são reflexos, por
um lado, de um conflito complexo e multifacetado que envolve,
fundamentalmente, a distribuição social de um bem almejado,
que é o acesso à universidade; mas, por outro lado, expressam
dificuldades políticas, sociais, históricas e culturais que envolvem
os debates sobre raça e racismo no Brasil e sobre as percepções
que os brasileiros têm sobre sua própria identidade nacional
e racial. “A igualdade racial tem que ser igualdade cultural”.
(DASCAL, 16/07/2006).
d)
Acesso à educação e qualidade.
Problemas no acesso e efetividade
no ensino básico comprometem educação dos jovens brasileiros,
ou seja, o acesso restrito e a baixa qualidade e efetividade da
educação básica, em especial no ensino fundamental e médio,
continuam sendo os principais calcanhares de Aquiles da
educação brasileira, pois menos de um terço dos jovens da faixa
etária entre 18 e 24 anos frequentou a escola - nível fundamental,
médio ou superior (O GLOBO, 20/05/2008). O Brasil figura entre
as nações da América Latina com uma das mais baixas taxas de
acesso ao ensino superior (FOLHA DE S. PAULO, 02/03/2005;
WEBER, 12/12/2008).
e)
Ações afirmativas em universidades – custos e benefícios.
Conforme
as reportagens analisadas, a expansão do sistema de ensino
superior brasileiro ocorrida nos últimos anos manifesta, por um