38
Discurso da imprensa sobre ação... -
Rosalir Viebrantz
et al.
3 A
nálise
dos
dados
As reportagens, uma vez selecionadas, foram analisadas e
codificadas através da técnica de análise de conteúdos, com a
finalidade de identificar a relação entre os fenômenos estudados.
Moraes (1999) e Somers (2008) dividem o processo de análise de
conteúdo em cinco etapas, as quais foram seguidas rigorosamente.
Na etapa de
Preparação
, verificou-se a representatividade e a
pertinência das reportagens em relação aos objetivos propostos e à
codificação dos materiais. Na etapa de
Unitarização
, foi realizada
cuidadosamente a releitura das reportagens, e definidas as unidades
de análise, no caso, palavras e termos repetidos ou de mesmo sentido
que remetiam a uma mesma ideia. As unidades foram codificadas e
posteriormente isoladas, tendo sido reelaboradas para que tivessem
um significado completo em si mesmas e agrupadas em unidades de
conteúdo. A
Categorização/Codificação
foi feita em três fases (inicial,
intermediária e final), mantendo-se um critério semântico analógico.
Nos três níveis de categorização, foram observadas e cumpridas as
características fundamentais nos critérios de categorização, quais
sejam: a validade – pertinência em relação aos objetivos da análise;
a exaustividade – classificação de todos os dados significativos; a
homogeneidade – manutenção de uma única dimensão de análise;
a exclusividade – classificação de cada elemento em uma única
categoria e a objetividade ou consistência – classificação clara ao
longo de toda a análise. No trabalho de
Descrição,
produziram-
se “textos-síntese” em que se buscou expressar o “conjunto de
significados presentes nas diversas unidades de análise” (MORAES,
1999). Finalmente, na etapa de
Interpretação,
foram retomadas
as categorias finais, procedeu-se a um trabalho de inferência e
interpretação à luz das teorias existentes sobre o tema em estudo e
buscou-se apoio de outros autores.
4 R
esultados
e
discussão
Nas categorias finais, emergiram cinco temáticas/categorias,
analisadas nesta pesquisa, sendo elas:
a)
Educação de professores e ações afirmativas: entre a injustiça
simbólica e a injustiça econômica.
A ausência de professores