37
Discurso da imprensa sobre ação... -
Rosalir Viebrantz
et al.
consiste em promover condições para que todos na sociedade
possam competir igualmente pela conquista de tais meios. No
Brasil, as ações afirmativas são representadas essencialmente
enquanto programas de cotas, isto é, são medidas que priorizam
a inserção social de grupos minoritários com histórico de exclusão
(raciais, étnicos, entre outros) por meio da reserva de vagas
(HERINGER,1999). As AA significam a possibilidade de acesso a
oportunidades além de assegurar a igualdade. Para Silva (2003)
e Siss (2003, 2003. p.187), uma ação afirmativa é uma iniciativa
essencial de promoção da igualdade, pois “tais políticas cumprem o
relevante papel de abrir, de forma imediata, a sociedade brasileira
aos direitos constitucionais de sujeitos coletivos históricos,
secularmente colocados em situação de subalternidade”.
Este texto se situa no conjunto de pesquisas que mostram
que a sociedade brasileira tem profundas desigualdades, baseadas
não somente em questões de classe, como tradicionalmente se
reconhecia, mas também fundamentadas em dinâmicas raciais.
Este trabalho também assinala que as políticas de AA surgiram
como uma resposta possível, entre outras, a uma situação social
em que a contradição entre a enunciação dos direitos legais
e o cumprimento desses direitos estava longe de satisfazer as
reivindicações de grupos sociais que há muito se organizavam e
se mobilizavam para que fossem cumpridos.
2 C
oleta
de
dados
O conjunto de reportagens submetidas à análise foi de 967,
entre o período de 2000 a 2010. No jornal on-line Folha de São
Paulo, foram analisados 404 editoriais e 367 matérias de opinião
de jornalistas, de um total de 786. No jornal on-line O Globo,
encontraram-se 200 reportagens, sendo analisados 104 editoriais
e 96 matérias de opinião de jornalistas. Deste total de reportagens,
foram selecionadas aleatoriamente em torno de 15% das matérias
de cada um dos jornais para serem codificadas. Do jornal
O Globo
foram codificadas 32 reportagens, sendo 17 editoriais e 15 matérias
de opinião de jornalistas. Do jornal
Folha de São Paulo,
foram
codificados 70 editoriais e 80 matérias de opinião de jornalistas.
O total geral de reportagens codificadas para essa pesquisa foi de
182 reportagens.