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Discurso da imprensa sobre ação... -
Rosalir Viebrantz
et al.
que a mídia adquiriu como informadora e formadora de opinião.
Martins (2006, p. 191) afirma que a imprensa ocupa o posto de
principal instituição veiculadora de informação, ao dispor de uma
estrutura e um aparato que lhe possibilitam atingir milhões de
pessoas, e também, por conseguinte “pelo grau de dependência
que as pessoas e as instituições têm em relação a ela na formação
e na sedimentação de uma visão de mundo”. Outro motivo é que
os discursos apresentados pela imprensa constituem espaços
importantes para pautar e confrontar os sentidos atribuídos a
determinadas questões (FISCHMAN; HAAS, 2005). Martins (2006,
p. 205), alerta para o importante papel que a imprensa desempenha
nesse processo: a imprensa – por suas características peculiares de
instituição social forçada a veicular as muitas vozes da esfera pública
– “emerge como um espaço privilegiado de formulação e fixação de
sentidos e de disputa do consenso em torno do assunto”.
O objetivo deste trabalho é fazer uma análise de editoriais e
matérias de opinião de jornalistas veiculadas pelos jornais
Folha
de São Paulo e O Globo,
ambos de acesso on-line, entre os anos
2000 e 2010, sobre Formação de Professores, Políticas de Ação
Afirmativa, Acesso e Qualidade em Educação. A decisão de realizar
um estudo sobre os editoriais e opiniões dos jornais se deu, por um
lado, devido ao interesse em verificar com mais atenção a posição
assumida pelos jornais em relação à temática pesquisada e, por
outro, à preocupação com a análise das diferentes vozes e das
diversas linhas de argumentação presentes no debate. Aproximamo-
nos dos jornais com alguns questionamentos: Como os meios de
comunicação abordam a formação de professores e as políticas de
Ação Afirmativa, o acesso e a qualidade da Educação no Brasil? Os
meios de comunicação se posicionam a favor ou contra as AA?
A difusão da expressão Ação Afirmativa ocorre no país
cercada por ambiguidade, e nas reportagens analisadas, na
maioria das vezes, a categoria emergente que expressa Ação
Afirmativa são os programas de cotas. Para o Presidente, Luiz
Inácio Lula da Silva, as cotas só existem porque as oportunidades,
no Brasil, não são iguais. (O GLOBO, 14/03/2008). Neste
contexto, as Ações Afirmativas podem ser compreendidas como
medidas de caráter social que visam à democratização do acesso
a meios fundamentais como a educação e o emprego, por parte
da população em geral. O principal objetivo destas medidas