35
D
iscurso
da
imprensa
sobre
ação
afirmativa
e
formação
de
professores no
B
rasil
Rosalir Viebrantz
1
Odalberto Domingos Casonatto
2
Patrícia Somers
3
R
esumo
Nesta pesquisa, fazemos uma análise da discussão encontrada na imprensa
sobre a formação de professores e as políticas de Ação Afirmativa (AA),
expressa pelos jornais
Folha de São Paulo e O Globo,
ambos on-line.
Aproximamo-nos da temática em estudo com o seguinte questionamento:
como os meios de comunicação abordam a formação de professores e as
Políticas de Ação Afirmativa no Brasil? Foram selecionadas 967 reportagens
entre os anos 2000 e 2010, sendo editoriais e matérias de opinião de
jornalistas. O critério de seleção adotado, para a coleta geral do material,
teve o propósito de cobrir a diversidade de posicionamentos e argumentos
que permearam o debate. Uma vez coletado o material, as reportagens
foram codificadas e analisadas através da técnica de análise de conteúdos,
emergindo cinco grandes categorias que foram trabalhadas no texto:
educação de professores e Ações Afirmativas: entre a injustiça simbólica e
a injustiça econômica; raça, racismo e identidade racial; Ação Afirmativa no
Brasil e as ambiguidades em torno das AA; acesso a Educação e qualidade;
Ações Afirmativas e Educação Superior, custos e benefícios.
Palavras-chave:
Políticas de Ação Afirmativa; Acesso; Qualidade em
educação; Discurso da imprensa.
1 C
ontextualizando o objeto
de
estudo
e
a metodologia da
pesquisa
Analisar o papel contemporâneo da mídia em geral, e da
imprensa em particular, tem se constituído tarefa imprescindível por
vários motivos. Um deles é, sem dúvida, o alcance e a importância
1 Pós-Doutor pela PUC/RS. Professora do IFSul - Campus Sapucaia do Sul. rviebrantz@
sapucaia.ifsul.edu.br
2 Dr. pesquisador e livre docente. odalberto_domingos@hotmail.com
3 Dr. Patricia Somers is an Associate Professor of Higher Education at the University of Texas
at Austin. pasomers@austin.utexas.edu