28
Uma nova possibilidade de ensinar... -
Ruth S. C. Espinosa et al.
forma, como atualmente as tecnologias fazem parte da vida diária
das pessoas, tem sido algo muito mais complexo e intenso do que
havia sido previsto inicialmente. Nos estudos analisados, verifica-se
que os autores descrevem a tecnologia como um foco, um espaço,
no qual os papéis de professores e alunos exigem uma mudança real
nas relações e troca de informações e experiências.
A escola necessita ser um ambiente educacional que forneça
relações complexas e ricas e que ao mesmo tempo possibilite ao
aluno e professor vivenciarem experiências distintas das que ocorrem
atualmente nas escolas com educação tradicional. As experiências das
escolas que integraram as mídias-meios digitais nos seus ambientes
de aprendizagem na última década indicam claramente de que foi
uma ação positiva e que há a necessidade de que mais utilizações
das mídias-meios digitais sejam realizadas nos ambientes escolares.
Temos, portanto, a real necessidade de transformação de paradigma
para que a escola possa realmente acolher os nativos digitais com
professores
migrantes
do universo digital e que compreendam assim,
suas reais necessidades. Assim, a escola deve transformar-se em
um espaço no qual ambos – professor e alunos - possam exercer
e aumentar suas habilidades cognitivas. Mc Luhan tem insistido e
descrito em seus livros que as mídias-meios digitais forman parte
de um entorno sensorial e que se não dermos conta disso, nunca
percebemos o quanto a existência delas afeta nossas vidas.
C
onsiderações
finais
As reformas ocorridas pelas teorias contemporâneas, as
previsões de vários autores sobre a educação e os efeitos relatados
por pesquisadores são ideias muito próximas à visão promovida por
McLuhan. O autor antecipou que as tecnologias transformariam
os mais diversos tipos de relação, e, como afirmou (CORNU,
1995) a integração da tecnologia é um processo que transforma a
organização escolar em todos os níveis.
A maioria dos pesquisadores se concentrou em relatar como
os efeitos colaterais da integração de tecnologias deviam ser
consistentes com as previsões de mudanças na organização do
ensino, ou seja, as opiniões de escritores contemporâneos sobre
os efeitos das tecnologias de comunicação na educação refletem a
influência das ideias anteriormente adotadas por McLuhan.