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Uma nova possibilidade de ensinar... -
Ruth S. C. Espinosa et al.
software
, conectividade), também devem ser realizadas em paralelo,
várias propostas para a infoestrutura (redes de compartilhamento
de conteúdo), gestão (operação de sustentabilidade, avaliação
de impacto), sem esquecer da infocultura (alfabetização digital,
colaboração, participação).
O uso da tecnologia não deve ser estudado como um mundo
distante da educação, uma vez que, seu uso gera novas formas
de aprendizagem informal, expressão social e novas formas de
perceber e compreender a realidade. O “
Lifelong Learning
” afirma
que é necessário reconhecer o valor dessa aprendizagem informal e
para isso é necessário criar mecanismos para ajudar a validar esse
conhecimento que é invisível e no qual não está certificado.
O mundo da educação enfrenta hoje uma explosão de
informação e conhecimento, porém, enfrenta também uma luta para
mudar a estrutura tradicional e linear de técnicas formais. A escola
tradicional mantém um legado no qual os sistemas de avaliação
formal de educação geram critérios no qual o conhecimento pode
ser legítimo, mas que pode punir e até excluir o aluno, ao invés de
estimular sua criatividade e permanência na mesma. Verificamos
que vários autores ficaram atentos sobre o uso de novas tecnologias
interativas
para
e
no
ensino-aprendizagem. Observa-se que a
transformação terá que alcançar os ambientes de educação formal
para que verdadeiramente possa ocorrer uma mudança.
As pesquisas sugerem que a tecnologia aplicada à educação
abre novas possibilidades de linguagem e expressão e os avanços
tecnológicos impactuam e transformam as instituições sociais. Ao
entrelaçar os campos da educação e tecnologia, observamos que
o educacional se coloca como uma questão central para as novas
interações, e perpassa cada invenção tecnológica. A sociedade
atribui aos processos comunicacionais surgidos dos novos meios uma
expectativa educacional podendo-se afirmar que os dois campos estão
entrelaçados. Portanto, os educadores devem procurar refletir sobre
como as novas tecnologias
devem
e
podem
ser integradas no ensino-
aprendizagem propondo não só uma inversão na infraestrutura e, sim,
uma melhora no ensino através de sua aplicabidade. Esta mudança
pode significar uma recompensa para os alunos e professores, e nas
palavras de McLuhan “Cidadãos do futuro... ser recompensado por
sua diversidade e originalidade “(OLIVEIRA, 1976, p. 87).