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Uma nova possibilidade de ensinar... -
Ruth S. C. Espinosa et al.
Communities (2000), Crawford (1997), Hawkins (1993), Knupfer
(1993), UK Department of Education & Skills (2001).
Com as evoluções da
web,
criam-se novas possibilidades
criativas e interativas a partir das mídias-meios digitais permitindo
que a ação formal e avaliação tradicional do professor possam ser
substituídas por uma nova prática educativa que permite que o ensino
e aprendizagem aconteçam em um outro espaço e tempo (momento)
distinto. Tal prática é ainda uma experiência bastante nova para a
educação e apresenta mais questionamentos do que respostas.
Atualmente, encontramos distintos pesquisadores que
explicitam sobre o uso de tecnologias na aprendizagem; um exemplo,
é o Centro Internacional para o Desenvolvimento de Pesquisa.
(FONSECA, 2005) menciona a necessidade de superar esta visão
mágica que a introdução de tecnologias melhora a educação sozinha.
Adotar novas tecnologias de comunicação na educação significa uma
mudança de paradigma, que não reflete as alterações apenas ao nível
metodológico, também exige mudanças na cultura e organização da
educação. Durante os anos 80, foi dada atenção às necessidades
dos professores; na década de 90, o foco estava na interação, no
entanto, nesta década requer uma pronunciação sobre os efeitos
que trazem novas tecnologias na aprendizagem e organização de
ambientes de educação formal.
Esta
Era
proporciona uma reforma educacional (na maioria
dos casos) em que os alunos deixam de ser passivos para optarem
por uma metodologia de aprendizagem inovadora e interativa. De
acordo com as teorias contemporâneas da educação, podemos
citar, por exemplo, o uso de
plataformas
de mídias
sociais que
são nomeadas como redes sociais
. Estas metodologias são
na sua maioria complementares às salas de aula tradicional, ou
seja, funcionam como um exercício e atividade extraclasse, como
resultados de projetos especiais que operam fora da organização
da escola padrão, mas que ainda não fora totalmente integrado na
organização do curriculo-escolar.
Se a tecnologia irá desempenhar um papel importante na
forma como aprendemos, então devemos prestar mais atenção à
forma como as instituições abordam o uso dessas tecnologias e,
necessitamos ainda, observar (cuidar) do papel dos professores
como gestores da tecnologia em uso, e não apenas como criadores
de conteúdo. Se há um investimento de infraestrutura
(hardware,