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Uma nova possibilidade de ensinar... -
Ruth S. C. Espinosa et al.
meios comunicacionais. De alguma maneira, conseguimos adaptar
as representações propostas externamente por meio de nossos
sistemas internos de representação-significação. Neste panorama
da aprendizagem e da prática educativa, criadas a partir dos novos
ambientes tecnológicos, é necessário que não somente o aluno e o
professor busquem informações, mas que compreendam qual dessas
informações é útil para eles.
Esta aprendizagem é marcada como conceitual, onde
estabelecemos marcas para assinalar conceitos, ideias, exemplos
de boas práticas, dentre outros, que nos podem guiar
no
e
para
um
ensino-aprendizagem. Relacionando este último com as leis, resulta
que os meios de comunicação são representações constantemente
transformadas, devido a sua qualidade expressiva. Entretanto,
esta transformação deve estar veiculada aos sistemas internos dos
receptores, de tal forma que, qualquer símbolo leve e traga em si
referentes de sistemas anteriores.
Na mídia-meios de comunicação, todo novo sistema de símbolos
deve ser para os indivíduos suscetível de ser dominado, de acordo,
com seu desenvolvimento pessoal e domínio de conhecimentos
prévios. Uma mídia-meio de comunicação é uma ferramenta, um
veículo de apoio para alcançar objetivos, como por exemplo os
meios de comunicação – novos e antigos – que funcionam como
extensões da nossa mente, nas quais uma pessoa pode ampliar sua
capacidade de memória e seus sentidos para poder se comunicar
com outros individuos.
R
eflexões
sobre
a
aprendizagem
e
ensino
a
partir
das mídias
-
meios
digitais
O mundo da educação enfrenta hoje uma explosão de
informação e conhecimento, porém enfrenta também uma luta para
mudar a estrutura tradicional e linear de técnicas formais. A escola
tradicional mantém um legado no qual os sistemas de avaliação
formal da educação geram critérios no qual o conhecimento pode
ser legítimo, mas que pode punir o aluno, ao invés de estimular
sua criatividade. Podemos encontrar um número cada vez maior
de autores que questionam as estruturas e funções tradicionais da
escola, dentre esses autores estão: The Commission of the European