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Uma nova possibilidade de ensinar... -
Ruth S. C. Espinosa et al.
Para recuperar a riqueza dessas leis, analisamos o curso destes
aplicado ao universo da
web
. A rede digital permite a extensão,
o duplo, a comunicação das ideias por escrito, a publicação de
imagens e permite pricipalmente a liberdade de expressão. Ao mesmo
tempo que permite um deslocamento da informação e faz com
que seja possível o plágio, a violação dos direitos, a publicação por
qualquer pessoa e, portanto, a distribuição de material indesejável
e questionável.
A Internet também permite a recuperação das funções e o
alcance da imprensa independente, assim como, era na época de
Gutenberg. Por último, a
web
permite a inversão dos meios anteriores,
pois permite cópia e/ou censurar alguma informação. Estas quatro
leis possibilitam compreender e prever os efeitos invisíveis ao redor de
nosso ambiente trazidos pelos avanços dos meios de comunicação.
Nós somos o ambiente no qual os meios de comunicação atuam
e criam mudanças. Ao analisar os efeitos destes em um contexto
apropriado, entendemos como reagimos ao meio ambiente e as
maneiras pelas quais eles podem evoluir. É óbvio que para a tese de
McLuhan ser confirmada era necessário o surgimento de um novo
meio de comunicação como a Internet.
Cabe ressaltar que as leis não funcionam sequencialmente. Não
se trata de que um meio anterior (primeiro) se estender e mudar. Na
realidade, cada uma das leis ocorre, simultaneamente e, ao mesmo
tempo em que o meio se estende e recupera as suas caracterísiticas.
O meio é estendido, reverte-se para outras formas complementares
que podem ser neutras ou não, e isso acontece porque não há nada
mais móvel do que um meio digital.
Os meios de comunicação são caracterizados por uma
semântica e uma sintaxe própria da linguagem. Eles se estabelecem
através das mensagens que produzem e criam sentido para o receptor.
Os meios de comunicação tendem a persuadir o enunciatário através
da forma como eles apresentam os conteúdos das mensagens. Estas
representações têm o objetivo de estabelecer um vínculo com os
desejos e necessidades internas dos receptores, que são moldados
e seduzidos pelo menos de duas maneiras: imagens/figuras, e as
proposições ou declarações (GARDNER, 1988).
A aprendizagem a partir da mídia/meios de comunicação
depende necessariamente de um treinamento anterior na forma
de compreender as representações e as significações da mídia-