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Uma nova possibilidade de ensinar... -
Ruth S. C. Espinosa et al.
estudante uma saborosa experiência para que pudesse despertar
e fazer pesquisas que fossem capazes de evidenciar, com mais
claridade, a natureza do mundo
contemporâneo
(MOLINARO,
1987, p. 233). Ao lado de Powers, (MCLUHAN, 1989) dedicou a
refletir que é só a linguagem em sua forma essencial que possibilita
a capacidade do homem de estender-se a si mesmo através dos
sentidos que o rodeiam. Temos, portanto, os meios-mídias digitais
como extensões da capacidade da linguagem humana as quais
devem ser utilizadas pelos professores-educadores como uma
forma de ampliar a capacidade de interação de conteúdo entre
alunos-professor. Nota-se que esses novos meios comunicacionais
oferecem aos seus usuários a possibilidade de comunicação e
em tempo real. Vivemos em um momento em que os educadores
devem debruçar sobre essa nova forma de comunicação advinda
dos meios digitais para observar e verificar qual a melhor maneira
de aplicá-la a educação.
A
s
leis
das mídias
-
meios
de
comunicação
(MCLUHAN, 1990) em sua obra as “Leis da mídia” menciona
as regras que regem todos os meios de comunicação. Segundo o
autor, elas são: a extensão, o deslocamento, a recuperação e o
investimento. A primeira lei refere-se às possibilidades de extensões
das ações do homem. Cada tecnologia estende ou amplia algum
órgão ou faculdade do usuário. Quando essa extensão é ampliada ou
intensificada simultaneamente, ocorre a mudança desta tecnologia,
condição ou situação, para se estabelecer a segunda lei. Isso
significa que quando surge uma nova tecnologia, há uma mudança
e transformação da anterior, para um de um nível subordinamento,
que não intensifica a tecnologia mais recente, mas que está
intrinsicamente ligada a sua antecedente. Portanto, a tecnologia
mais antiga não morre nem é esquecida, ela é recuperada em algum
momento da evolução tecnológica.
A terceira lei caracteriza-se por explicitar ao máximo o potencial
de cada um dos meios de comunicação. Já a quarta lei refere-se
à recuperação, observando que todos os meios de comunicação
transcendem a si mesmo e se convertem em algo distinto do que
eram a principio. Isto significa que toda nova tecnologia recupera
uma tecnologia anterior e a envolve e lhe dá um novo significado.