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Uma nova possibilidade de ensinar... -
Ruth S. C. Espinosa et al.
no momento da explicação e sua autoridade. No caso dos alunos
sem uma normalização mais ampla, correm o risco de não alcançar
os objetivos da escola. Os que não alcançam não são mais fortes
senão que sua inteligência foi acoplada ao paradigma dominante, e
não a um sistema ou currículo educacional. Evidencia-se que este é o
legado que não deve ser deixado para a universidade onde atualmente
existem critérios de conhecimento legítimo.
McLuhan previu que a estrutura da escola tradicional se tornaria
cada vez mais aplicada na lógica da comunicação eletrônica. Isto
pode se traduzir na estrutura atual que deveria incluir a integração
das classes de multi-idade e a aprendizagem organizada em torno da
abordagem e resolução de problemas e de projetos. Não só isso, ela
deve incluir tarefas de pesquisa multidisciplinar, organização flexível
para estudantes e seu tempo livre e acima de tudo, salas de aula
desenhadas para a interação entre os alunos-professor.
Os novos dispositivos aplicados
na
e
para
a educação, embora
importantes, devem acompanhar também um novo papel assumido
pelo aluno e professor. Sem uma mudança de papéis entre professor-
aluno, a introdução da tecnologia maciça, como tem sido feito até
agora, acaba gerando uma repetição ineficaz do que já existia, mas
expandido por meios tecnológicos. Com base na análise de (LYNCH,
2002), as qualidades que refletem uma lógica nos novos papéis
incluem as seguintes atividades:
• Os professores devem facilitar a localização e compreensão da
informação multidisciplinar.
• As distinções entre o professor auxiliar, professor assistente,
professor adjunto e professor titular devem desaparecer.
• Os estudantes devem ser livres para se mover em torno dos edifícios
e terrenos da escola.
• A comunicação entre os alunos deve ser promovida o máximo
possível.
• Os alunos devem estar diretamente envolvidos na resolução de
problemas reais.
• Os alunos devem trabalhar em cooperação e em grupo.
Na obra de McLuhan, o autor reflete sobre os meios de
comunicação e mídia da tecnologia, referindo-se a estrutura
fundamental da linguagem. O autor desejava possibilitar ao jovem