Página 20 - cad_pesq_15

Versão HTML básica

20
Uma nova possibilidade de ensinar... -
Ruth S. C. Espinosa et al.
method and content of instruction - still resembles the
classroom of 30 or more years ago.
Dessa forma, observa-se a urgência não apenas de
reflexão
mais de real
transformação
no ambiente escolar. As evoluções
digitais alcançam atualmente as mais distintas áreas da sociedade.
Sabe-se que a escola é o pilar de uma nação e, por isso necessitamos
de reais modificações, tanto na estrutura física da escola quanto no
seu currículo, principalmente, na postura que o professor-educador
deve assumir nesse novo papel de
migrante digital
de forma a
compreender e orientar seu novo tipo de aluno:
nativo digital.
A
nova
possibilidade de
estrutura
escolar
A organização da escola moderna baseada no agrupamento
dos alunos de acordo com a idade, capacidade de acordo com o
conhecimento, área temática e nível de dificuldade reflete a mesma
lógica usada para a impressão visual: é linear e hierárquica. (LINCH,
2002) afirma que algumas das estruturas utilizadas pelas instituições
formais que refletem essa lógica são:
• Os alunos agrupados de acordo com a idade.
• Conhecimento agrupado em disciplinas e /ou assuntos.
• Os períodos de tempo de acordo com o calendário.
• Assuntos divididos em partes e sequenciados de acordo com níveis
de dificuldade.
• Salas de aula projetada para educação de massa e dirigida pelo
professor.
• Os alunos trabalham individualmente e de forma competitiva.
• A estrutura hierárquica do conhecimento em campos especializados
desestimula movimento horizontal entre sujeitos.
• O movimento de alunos em sala de aula e comunicação entre os
alunos é limitado.
• O projeto de aprendizagem baseada em estudos de caso ou não é
compatível com as áreas de física disponível para o aluno.
Esta lógica linear é construída sobre uma estrutura padrão,
normalizada de acordo com certas diretrizes formais e técnicas a
serem seguidas pelos professores de forma a garantir a credibilidade