Página 19 - cad_pesq_15

Versão HTML básica

19
Uma nova possibilidade de ensinar... -
Ruth S. C. Espinosa et al.
ninguém pode mais duvidar de que estamos vivendo em
plena efervescência de um novo paradigma de formação
sociocultural que vem recebendo tanto o nome de
cultura digital quanto de cibercultura.
Há ainda um outro detalhe a ser refletido: o papel do
professor-educador. Observa-se que nossa atenção também deve
ser debruçando sobre o novo papel que professor-educador precisa
assumir, o papel de
migrante digital,
pois de nada adianta a escola
preparar estruturalmente para acolher esse novo aluno se o professor
não sabe e não pode
acolhê-lo. De nada adianta a escola transforma-
se estruturalmente se o professor-educador seu maior alicerce não
acompanhar as transformações necessárias para sua mudança. Por
isso, busca-se enfatizar nesse artigo a necessidade de reflexão, ação,
mudança e transformação dessa tríade: escola-aluno-professor, na
qual estão todos conectados e um depende do outro para a obtenção
de sucesso.
A
nova
geração
de
estudantes
A difusão de conhecimento é uma das questões mais
importantes que a comunicação propõe hoje para a educação
(BARBERO, 2000). Os avanços e transformações da tecnologia
acabaram por alcançar também a escola. De acordo com a (ONG,
1982), embora as tecnologias sejam artificiais elas são naturais para
os seres humanos. Como observa-se atualmente temos que lecionar
para alunos que são nativos digitais e que, portanto, se relacionam
com os meios e as midias digitais de forma familiar e natural.
A escola e o professor dentro do formato tradicional já
não alcançam mais as necessidades e espectativas desse novo
tipo de aluno. Mas, apesar das tendências observadas, uma das
características da escola-ensino-professor tradicional são os domínios
dos meios de comunicação baseados no material impresso (na
impressão). (MCLUHAN e LEONARD, 1967, p. 23) referem-se a
isso explicando que:
In an age when even such staid institutions as banks and
insurance companies have been altered almost beyond
recognition, today’s typical classroom - in physical layout,