Página 18 - cad_pesq_15

Versão HTML básica

18
Uma nova possibilidade de ensinar... -
Ruth S. C. Espinosa et al.
a relação dos jovens com as novas tecnologias é uma relação de
cumplicidade cognitiva e expressiva, pois nos sons, na velocidade,
nas imagens e fragmentações, é que cada um deles encontra o seu
ritmo e o seu idioma.
Estudos como “Observatório de tendências” mostram os hábitos
de uma geração nascida na era digital onde há uma transmissão
vertical da informação e uma mudança no controle do poder. Este
estudo, realizado pela empresa Nokia e pela consultoria CONECTA -
durante dois anos e que somam até à data seis estudos e resultados -,
descreve a relação da juventude com a tecnologia. Os nativos digitais
estão entre os jovens de 15 e 18 anos e usam regularmente
sites,
redes sociais,
chats, blogs, wikis,
dentre outros. Eles utilizam todos
os tipos de dispositivos para buscar informações. Sem esquecer a
constante troca de arquivos via Internet ou
Bluetooth
, o que lhes dá
a confiança para obter todos os tipos de informação. Portanto, as
tecnologias não são somente recursos externos, elas representam
também transformações interiores da consciência e muito mais
quando afetam a palavra (ONG, 1982).
O computador faz parte da vida dos nativos digitais. (MCLUHAN,
1969, p. 55) explica que o computador é uma ferramenta de fixação
da informação. Já em seu livro datado de 1969 (CASTELLS, 2001,
p. 67) o autor pontua que:
em vez de evoluir para uma enorme biblioteca de
Alexandria, o mundo tornou-se um computador, um
cérebro eletrônico, exatamente como um história de
ficção científica para crianças. (CASTELLS, 2001,
p. 67)
seguindo o raciocinio de McLuhan completa:
o computador mantém a promessa de gerar um estado
de tecnologia de compreensão e unidade universal,
um estado de absorção no logos que pode unir a
humanidade como uma família.
Portanto, verifica-se que anos mais tarde as ideias de McLuhan
são retomadas por autores mais recentes devido à pertinência de suas
colocações. É ainda como afirma (SANTAELLA, 2010, p. 261):