Página 17 - cad_pesq_15

Versão HTML básica

17
Uma nova possibilidade de ensinar... -
Ruth S. C. Espinosa et al.
digitias. Sabe-se que com a evolução da Internet, as escolas foram
obrigadas a repensar e reorganizar a maneira como ensinavam. A
aprendizagem da nova geração de nativos digitais levou a escola
também a se reestruturar fisicamente de maneira acolher esse novo
tipo de aluno e fazer com que o professor-educador também se
adequasse e migrasse para as mídias-meios digitais, uma vez que
foi exigido do professor-educador
saberes
para que esse pudesse
dialogar com seu aluno.
O objetivo deste estudo é fazer uma revisão bibliográfica,
a partir das ideias de McLuhan (1911-1980) e das pesquisas de
distintos autores que se dedicam a compreensão do uso de novas
tecnologias interativas no ensino e na aprendizagem e atentar sobre
esse novo tipo de aluno nativo digital e esse novo professor-migrante
digital com o objetivo de refletir sobre as novas possibilidade de
ensino-aprendizagem através das mídias-meios digitais.
O
s nativos
digitais
Atualmente, lidamos e lecionamos para nativos digitais.
Uma criança hoje em dia desde que nasce já passa a viver em um
ambiente digital (eletrônico). Convive com um mundo de sobrecarga
informativa –
information overloading
(MCLUHAN, 1964), e essas
crianças, jovens e adultos relacionam-se com as tecnologias de forma
natural e intuitiva, porque a tecnologia não agrega somente novos
artefatos e novos modos de fazer, introduz também novas dinâmicas
em que o tempo e o espaço são reelaborados, produzindo diferentes
formas de relacionamento entre pessoas.
(PRENSKY, 2001) explica que essa nova geração é composta
especialmente por indivíduos que não se amedrontam diante dos
desafios expostos pela tecnologia, e não têm medo de errar e
experimentar esses novos aparatos digitais. Relacionam-se com
as novas tecnologias de forma intuitiva e natural. Esse desejo pelo
desconhecido e esse gosto pela experimentação deve ser utilizado
pelos educadores para levá-los para um novo caminho do ensino e da
aprendizagem, um caminho através dos novos meios tecnológicos.
As novas gerações estão se desenvolvendo em um mundo onde
a comunicação digital marca um papel fundamental na sua formação
e compreensão da realidade, e conforme explica (BARBERO, 2000),