Página 16 - cad_pesq_15

Versão HTML básica

16
Uma nova possibilidade de ensinar... -
Ruth S. C. Espinosa et al.
I
ntrodução
A escolha de uma revisão bibliografia em McLuhan deve-se ao
fato de o autor ter se antecipado ao seu tempo e a pesquisadores da
mesma época, pois desde 1964 o autor nos convida a compreender
as mídias em um exercício esclarecedor que buscava medir seu
impacto sobre a mensagem, orientando-nos a adquirir habilidades
para seu uso. Atualmente, algumas de suas obras são referências até
mesmo para aqueles que
não compartilham
de sua
visão
e ideias
– dentre elas
The Gutenberg Galaxy: The Making of typographic
Man
(1969),
The Medium is the Message: An Inventory of Effects
(1967) ao lado de
Fiore
, até
Understanding Media
:
The extensions
of Man
(1964), e quando menos esperávamos a aparição da
World
Wide Web
e a consolidação no mundo das cadeias televisivas, tem
conseguido que as suas ideias sejam extremamente atuais.
McLuhan antecipou que distintas instituições adotariam as
tecnologias de comunicação eletrônica, e atualizou e integrou
as ideias de alguns dos seus precursores como Lewis Mumford o
Harold Innis. (INNIS, 1951), outro grande representante da escola
de Toronto, argumentou quais eram as qualidades particulares
das tecnologias de comunicação, e também que o surgimento
de uma inovação tecnológica pode levar à queda de uma forma
de organização social. A compreensão da mudança tecnológica
para além da opinião foi pontuada por (MCLUHAN, 1996, p. 39)
como:
os efeitos da tecnologia que não se produzem no nível
das opiniões e dos conceitos, mas que alteram os índices
sensoriais ou os padrões de percepção, regularmente e
sem qualquer resistência.
Dessa forma, nos pautando nas pesquisas de McLuhan e seus
seguidores e também de outros que não concordam com as ideias
de McLuran, mas o estudam. Buscaremos evidenciar, nesta pesquisa,
as novas formas de ensino e aprendizagem através das mídias-meios
digitais que busquem orientar os educadores a ensinar e atender os
alunos, os nativos digitais.
Neste artigo, buscar-se-á verificar os novos rumos da educação
no que se refere ao ensino e aprendizagem a partir das mídias-meios