Página 15 - cad_pesq_15

Versão HTML básica

15
U
ma nova
possibilidade de
ensinar
e
aprender
através
das mídias
-
meios
digitais
Ruth S. Contreras Espinosa
1
Irene García Medina
2
Patricia Margarida Farias Coelho
3
R
esumo
Este artigo consiste em uma revisão bibliográfica de autores sobre os
meios-mídias digitais na educação com o objetivo de refletir sobre as novas
possibilidades de ensino-aprendizagem através das mídias-meios digitais.
Com as transformações na
web,
passamos a ter tecnologias interativas
que podem e devem ser utilizadas
para
e
no
ensino. O arcabouço teórico
se sustentará, principalmente, a partir do legado de Marshall McLuhan e
as pesquisas de diferentes autores que se dedicam à compreensão do uso
de novas tecnologias interativas
para
e
na
aprendizagem. É importante
ressaltar que o artigo busca dialogar com as ideias de McLuhan e de outros
pesquisadores que ora parecem conflitantes com suas colocações, porém
a presença de diferentes autores busca evidenciar a importância que todos
têm ao se atentarem para as tranformações educacionais através dos meios-
mídias digitais. Também, atenta-se sobre a necessidade de reorganizar os
ambientes de sala de aula (educação formal e tradicional) com o objetivo de
melhor acolher os estudantes do século XXI. As conclusões apontam para
o fato de que a escola dentro do formato tradicional já não alcança mais
as necessidades e espectativas dos nativos digitais. A aplicação de novas
tecnologias em instituições formais de ensino caminha de mãos dadas com
a reforma das funções e estruturas da educação. O objetivo principal da
educação deve ser, portanto, um ato de ensinar e aprender, onde um novo
papel
é
assumido pelo aluno e pelo professor.
Palavras-chave: midias digitais; ensino; aprendizagem; educação formal.
1 Profesora titular y directora del GRID (Universidad de Vic, Barcelona, España), Doctora
en Ingeniería Multimedia (Universidad Politécnica de Catalunya , España). E-mail: ruth.
contreras@uvic.cat
2 Profesora titular y miembro del GRID (Universidad de Vic, Barcelona,España), Doctora
en Marketing (Universidad de Sophia-Antipolis, Francia) y en Relaciones Internacionales
(Universidad de Viena Austria). E-mail: irene.garcia2@uvic.cat
3 Pós-Doutorado (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil). Bolsista
da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo . Doutora em Comunicação e
Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. E-mail: patriciafariascoelho@
gmail.com