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análises, destaca que a formação continuada na escola em
questão não proporcionou aos educadores o aprofundamento
teórico-prático que os possibilitaria construir avanços qualitativos
em sua prática pedagógica. Como aspecto positivo, considera que
houve organização do trabalho pedagógico da escola por parte do
coletivo de professores, o que fomentou a reflexão das práticas
pedagógicas. Tanto a educação continuada, como a coordenação
pedagógica e o trabalho docente são considerados componentes
constitutivos de um processo educacional comprometido com o
desenvolvimento dos sujeitos envolvidos nos processos de ensino
e aprendizagem.
Educação continuada: uma experiência vivenciada nos anos
iniciais do ensino fundamental de nove anos
, de Maria Antônia
Honório Tolentino, apresenta o relato da pesquisa de mestrado
realizada em 2007 em escolas da rede pública de ensino da
cidade de Taguatinga/DF, com três professoras alfabetizadoras
que participaram do programa de educação continuada, oferecido
pelo Centro de Referência em Alfabetização (CRA). Investiga
cinco estratégias utilizadas na organização e na instituição da
formação continuada dos professores: os fóruns de coordenadores,
o acompanhamento do trabalho pedagógico das escolas, o curso
ministrado, as palestras e oficinas. Avalia que o trabalho realizado
pela equipe dos formadores procurou desenvolver a concepção
crítico-reflexiva junto aos educadores, a qual incentiva a investigação
das práticas pedagógicas. Considera que as atividades realizadas pelo
CRA buscaram promover a vivência das reflexões críticas, analisando
o trabalho pedagógico em uma perspectiva investigativa, à luz de
um referencial teórico, substituindo as reflexões do senso comum
por análises crítico-reflexivas.
A leitura da presente obra revelou-se enriquecedora e prazerosa.
Os textos amparam-se em referências teóricas muito consideradas
atualmente, como Sacristán, Vázquez, Tardif, Nóvoa, Morin,
Bernstein, entre outros. As referências bibliográficas apresentadas
ao final de cada texto oferecem ao leitor a possibilidade de tomar
conhecimento do rol de autores que discutem a formação de
professores e aprofundarem seus estudos. A leitura das análises
das experiências e processos originais das práticas formativas de
educadores das escolas públicas favorece a identificação com quem
atua na área do ensino básico e contribui significamente para a área,