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em Taguatinga, no Distrito Federal, em 2003/2004, sobre a prática
pedagógica de quatro professoras atuantes na educação básica em
uma escola pública, as quais frequentavam o curso de Pedagogia na
Faculdade de Educação da Universidade de Brasília. Como princípio
norteador, tal curso baseia-se na ação-reflexão-ação, enfatizando
o processo reflexivo do professor como componente impulsionador
de mudanças no âmbito educacional. Segundo a autora, analisar
as práticas pedagógicas dos professores exige a percepção das
concepções que as fundamentam, bem como a intencionalidade das
ações que são desenvolvidas junto aos alunos. Para compreender
a relação entre teoria e a prática, a autora toma como referência
os estudos de Vázquez, para quem a práxis apresenta vários níveis.
No trabalho desenvolvido, limita-se à “práxis imitativa” e à “práxis
criadora” para fundamentar a análise das práticas pedagógicas
das professoras participantes da pesquisa. Ao final do trabalho, a
análise dos dados permitiu constatar que a formação dos professores,
quando se dá de forma concomitante ao exercício da docência,
possibilita a articulação entre a teoria e a prática. Pontua que houve
mudanças das práticas pedagógicas repetitivas para práticas mais
reflexivas. Salienta que as transformações das práticas não ocorrem
repentinamente, sendo um processo histórico que tem o professor
como sujeito.
Educação continuada de professores no espaço-tempo da
coordenação pedagógica: avanços e tensões
, de Rosana César de
Arruda Fernandes, baseia-se na pesquisa de mestrado da autora,
realizada em 2006/2007 e traz suas reflexões sobre a importância
do espaço-tempo da coordenação pedagógica junto ao processo
de formação continuada de professores dos anos iniciais do ensino
fundamental. O trabalho investigativo foi desenvolvido em uma
escola da rede pública do Distrito Federal, citada como exemplo
no universo das escolas públicas brasileiras por assegurar ao
professor um turno de trabalho em sala de aula e outro voltado
aos estudos, aprofundamentos, organização preparatória do
trabalho pedagógico, entre outros. A autora entende a formação
continuada como sendo o conjunto de ações desenvolvidas no
espaço e no tempo da escola em momentos coletivos de trabalho
docente, visando à transformação da prática em práxis, por
meio da reflexão crítica de situações/experiências e da atuação
consciente do professor na comunidade em que atua. Em suas