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da figura do professor, apesar de todo o avanço tecnológico e dos
recursos disponíveis atualmente. Consideram que o professor jamais
poderá ser substituído se a educação estiver comprometida com a
emancipação do homem.
Um currículo para a formação de professores
, de Lívia Freitas
Fonseca Borges, parte da exposição das transformações sociais
ocorridas no final da década de 1990 e de suas repercussões na
atuação e formação docente. Promove uma profícua discussão acerca
do currículo para a formação de professores para a educação básica
e aponta a perspectiva integradora como alternativa à formação
fragmentada, tão familiar à realidade educacional brasileira. Para
tecer suas considerações sobre um currículo integrado para a
formação de professores, a autora toma como referência a teoria
curricular de Bernstein e explicita, com riqueza de informações e
detalhes, os conceitos fundamentais nela contidos. Baseando-se
nas condições básicas necessárias à materialização e efetivação do
currículo integrado, a autora realiza um exercício interpretativo da
formação de professores nos cursos de licenciatura, evidenciando a
importância do trabalho coletivo calcado em bases solidárias, onde
as relações acadêmicas e pe
dagógicas devam ser compartilhadas por
toda a comunidade educacional. Reforçando a relevância da atividade
cooperativa - em detrimento do trabalho isolado do docente - a autora
recorre às contribuições de Sacristá
n, evidenciando a preocupação
com a necessidade do rompimento com as práticas individualizadas
nas instituições educativas. Considera que os professores devem
compartilhar objetivos gerais que orientem o currículo na direção
das práticas pedagógicas coletivas. Nessa perspectiva de currículo
integrado, o estágio supervisionado tem importante contribuição,
pois é considerado como momento privilegiado de contato com a
sala de aula tendo, na relação entre teoria e prática, um princípio
orientador dos processos formativos. Por fim, a autora salienta que a
integração curricular nos cursos de licenciatura exige a predisposição
dos sujeitos envolvidos e das instituições formativas para romperem
com territórios do conhecimento fortemente delimitados e buscarem
uma perspectiva integradora, reduzindo o isolacionismo tão presente
na sociedade atual, por meio do cultivo do trabalho coletivo.
O texto
As práticas pedagógicas de professoras da educação
básica: entre a imitação e a criação
, de Edileuza Fernandes da Silva,
apresenta as reflexões sobre a pesquisa de mestrado que desenvolveu