203
VEIGA, I
lma
P
assos
A
lencastro
; SILVA,
E
dileuza
F
ernandes
da
S
ilva
(
orgs
.).
A
escola
mudou
. Q
ue mude
a
formação
de
professores
!
1.
ed
. C
ampinas
, SP: P
apirus
, 2010.
Joyce M. L. Ribeiro
1
Samuel Mendonça
2
O livro
A escola mudou. Que mude a formação de professores!
foi organizado por Ilma Passos Alencastro Veiga, mestre em estudos
sobre currículo pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
e Edileuza Fernandes da Silva, mestre e doutoranda em educação
pela Universidade de Brasília (UnB). Apresenta-se estruturado em
cinco textos, de diferentes autoras, tendo como tema a formação
de professores da educação básica. As questões abordadas incidem
sobre temas como as possibilidades inovadoras neste campo
educacional, aspectos curriculares e análise de experiências e
processos formativos originais.
O primeiro texto, intitulado
Formação de professores: um campo
de possibilidades inovadoras
, de Ilma Passos Alencastro Veiga e Cleide
Maria Quevedo Quixadá Viana, discute a formação de professores
para a educação básica, considerando a possibilidade de inovações
pedagógicas na área. As autoras baseiam-se em duas questões
norteadoras, as quais investigam as características do contexto
social da formação de professores e suas relações com a escola
básica. Explicitam a natureza das políticas públicas educacionais dos
anos de 1990, especificamente da Lei LDB n. 9394/96, influenciada
pelas orientações de organismos financeiros internacionais, cuja
intencionalidade, no entendimento das autoras, seria a formação de
professores que se ajustassem à lógica do mercado capitalista. Como
referência às novas proposições para a formação de professores da
educação básica, centram-se no conceito de formação humana,
sinalizando para a necessidade de investimento contínuo na formação
do professor. Concluem o texto defendendo a imprescindibilidade
1 Graduada em Pedagogia pela UNICAMP. Mestranda em Educação pela PUC Campinas.
Membro do grupo de pesquisa CNPq/PUC Campinas: Direito à Educação.
2 Doutor em Educação pela UNICAMP. Coordenador do Mestrado em Educação da PUC
Campinas. Pesquisador do grupo de pesquisa CNPq/PUC Campinas: Direito à Educação.