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Concepção de homem...
Alessandra Dal Lin e
Anita Helena Schlesener
da efetividade humana (por isso ela é precisamente
tão multíplice quanto multíplices são as determinações
essenciais e atividades humanas), eficiência humana e
sofrimento humano, pois o sofrimento, humanamente
apreendido, é uma autofruição do ser humano.(MARX,
2004, p. 108)
A noção de que a posse do objeto é fruto do trabalho alienado
e está vinculada ao capital vem da propriedade privada que tornou
os sentidos do homem limitados pelo sentido do
ter
. Portanto, a
suprassunção da propriedade privada “é a emancipação completa de
todas as qualidades e sentidos humanos; mas ela é esta emancipação
justamente pelo fato desses sentidos e propriedades terem se tornado
humanos, tanto subjetiva quanto objetivamente”. A relação do
homem com o objeto produzido é de composição. “O olho se tornou
olho humano, da mesma forma como o seu
objeto
se tornou objeto
social,
humano
, proveniente do homem para o homem. Por isso,
imediatamente em sua práxis, os sentidos se tornaram
teoréticos
(MARX, 2004, p. 109). Da mesma forma que as relações entre o
homem e o objeto mudam, a relação entre os homens também, os
sentidos que eram expressos de forma particular e egoístas, passam
a ser sociais, sensíveis e interdependentes.
A natureza sensível imediata para o homem é
imediatamente a sensibilidade humana (uma
expressão idêntica), imediatamente como o
homem outro existindo sensivelmente para ele;
pois sua própria sensibilidade primeiramente
existe por intermédio do outro homem enquanto
sensibilidade humana para ele mesmo
. (MARX,
2004, p.112)
Nesse sentido, o conjunto de manifestações humanas faz do
homem um ser carente do outro homem tanto nas relações quanto
nas próprias necessidades interiores. Marx expressa que “o ser-por-
si mesmo da natureza e do homem é
inconcebível
para ele porque
contradiz todas as
palpabilidades
da vida prática”. (MARX, 2004,
p. 113)
Assim, o comunismo assume “a posição como negação da
negação, e por isso o momento efetivo necessário da emancipação e