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Concepção de homem...
Alessandra Dal Lin e
Anita Helena Schlesener
Entretanto, “o trabalho estranhado inverte a relação a tal
ponto que o homem, precisamente porque é um ser consciente, faz
da sua atividade vital, da sua essência, apenas um meio para a sua
existência”. Da mesma forma, que o homem se realiza enquanto ser
genérico no trabalho, também aí se afasta do seu gênero humano.
(MARX, 2004, p. 85).
Marx aponta as consequências do resultado do trabalho
estranhado para o ser genérico. O trabalho estranhado ao reduzir
a atividade livre e criadora do homem para a atividade unilateral,
faz “do
ser genérico do homem,
tanto da natureza quanto da
faculdade genérica espiritual dele, um ser
estranho
a ele, um
meio
da sua existência
individual
”. Essa relação,”estranha do homem
o seu próprio corpo, assim como a natureza fora dele, tal como a
sua essência espiritual, a sua essência humana”. (MARX, 2004,
p. 85).
Em consequência do homem estar estranhado do produto do
seu trabalho, da sua essência humana, acaba estabelecendo uma
relação de estranhamento também com os outros homens nas
relações de trabalho.
Quando o homem está frente a si mesmo, defronta-se
com ele o outro homem. O que é produto da relação
do homem com o seu trabalho, produto de seu trabalho
e consigo mesmo, vale como relação do homem com
outro homem, como o trabalho e o objeto do trabalho
de outro homem. (MARX, 2004, p. 86).
Marx entende que o trabalho abstrato é um componente
marcante do capital e que a apropriação do trabalho se dá em
função das formas de organização do trabalho, entre elas, a divisão e
manutenção do trabalho para a conservação do capital. Neste sentido,
o trabalho torna-se distante da essência do homem, pois ao invés
do homem trabalhar a partir de
si
, ele trabalha para o acúmulo do
capital. Diante dessas considerações, deduz-se que Marx ao explicitar
o conceito trabalho apresenta três características da formação do
homem, sendo que, essas características são manifestadas de acordo
com o modo de produção da existência material.
Na primeira característica, o homem ao estabelecer um elo
com a natureza supera sua condição de animal, de receptor dos