178
A escola pública e processos... -
Oséias Santos de Oliveira et al
.
referência ao processo de formação continuada de seus professores.
Esta questão pode ser compreendida pela distância da escola de
um projeto que vise repensar a formação do educador através da
percepção que os saberes e aprendizagens, associados à formação
política do professor poderão ser um novo rumo à organização de
uma escola pública, democrática e de qualidade.
Neste universo de profissionais, há muitos entraves a serem
superados, em especial os que visam reduzir as deficiências na
formação inicial e continuada dos professores, com políticas de
formação que estejam associadas a melhores condições de trabalho.
As relações entre saberes e práticas docentes necessitam ser
aproximadas e discutidas, uma vez que os educadores se constituem
em sujeitos que utilizam e produzem saberes no desempenho de sua
função. Repensar a formação do educador passa pela percepção de
que, “nenhuma teoria da transformação social do mundo comove
sequer, se não parte de uma compreensão do homem e da mulher
enquanto seres fazedores de história e por ela feitos, seres de decisão,
da ruptura, da opção” (FREIRE, 2006, p.129) que, associados à
formação política do professor poderão ser um novo rumo para a
organização de uma escola pública, democrática e de qualidade.
P
ublic
school
teachers
format
processing
:
spaces
and
conceptions
express
in
project
political
pedagogical
A
bstract
The article deals with the processes of continuing education of teachers in
public schools and discusses the formation and commitment of the institution
and its professionals in certain areas legally. The focus of the discussion runs
through the results of analyzes performed during the development of the
research project, linked to GEPGE - Group Study and Research in Public Policy
and Educational Management, UFSM / RS under the title “The Construction
of Autonomy, Quality and Democracy in the School Hall in Different Areas
of the School Management”. For the development of this work was taken
as a reference public school, located in the Central Region of Rio Grande
do Sul, where, through qualitative research and documents that support
the management practices developed in 2009, we sought a rapprochement
between the time lived by society and education as found, where there is