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A escola pública e processos... -
Oséias Santos de Oliveira et al
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Com este posicionamento, evidencia-se uma notória
transferência de obrigações e imposições aos professores, sem
oportunizar a formação, discussão e debate crítico sobre o papel
da escola e do seu próprio agir enquanto profissional, fazendo com
que estes reajam acriticamente frente sua própria condição docente
e aos dilemas educacionais. Trata-se nesse caso, de uma
perda
do sentido
do próprio trabalho docente, ocorrendo uma alienação
(MARX, 2009), em que o trabalho alienado converte a natureza
em algo alheio ao homem e que aliena o homem de si mesmo, de
sua própria função ativa, de sua atividade vital. A identidade do
professor que é construída no jogo de relações sociais no contexto
da sociedade mais ampla, na qual se correlacionam a divisão
social do trabalho e a distribuição social do conhecimento, acaba
se perdendo muitas vezes, junto com a dimensão ético-política de
sua profissão.
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onsiderações
finais
A legislação exposta na Constituição Federal de 1988 e na Lei
de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB 9.394/96 prevê
mecanismos de transformação da realidade educacional vivenciada
atualmente, contudo, cabe considerar que todos os mecanismos
estão impregnados por conceitos e características neoliberais. Diante
das questões trazidas no bojo do neoliberalismo, a formação de
professores, passa a ser concebida na clara intenção de proporcionar
uma nova concepção educacional, afinada com as exigências da
mundialização da economia, de modernização e re-organização do
Estado.
Ainda que, no discurso, as reformas neoliberais busquem
estabelecer processos de integração, acabam por estimular a
desintegração através de suas práticas. Quando estabelecem as
chamadas políticas de integração, as reformas neoliberais estão
atuando tenazmente sobre os mercados mundiais e sobre os modelos
sociais que se estabelecem a partir dos blocos econômicos. O intento
desta atuação é propiciar a expansão destes mercados e manter
a maior interferência possível em todas as esferas da vida social.
Quando estabelecidas no contexto social, as ações neoliberais
promovem a desintegração atuando essencialmente na destruição
das esferas públicas e na minimização dos direitos sociais.