Página 175 - cad_pesq_15

Versão HTML básica

A escola pública e processos... -
Oséias Santos de Oliveira et al.
175
frente as novas exigências da sociedade, caracterizada
pelo avanço acelerado da revolução econômica, política,
científica e tecnológica, resgatando o social, oferecendo
uma educação pública, democrática e de qualidade
(PPP, 2008, p. 28).
Para compreender a questão da educação, conforme este
posicionamento mencionado pela escola, faz-se necessário perceber
algumas transformações que afetam em proporção elevada a
sociedade, provocando inúmeras mudanças desafiadoras para a
escola e para todos que convivem em seu cotidiano (ALMEIDA,
2006). É cada vez mais evidente a necessidade de ter professores
qualificados profissionalmente e que possam compreender essas
transformações sociais que recaem no contexto escolar e que não
podem ser mais ignoradas como se não afetassem a educação.
Veiga (2006) assinala que a formação entendida na dimensão social
deve ser um direito, superando o momento das iniciativas individuais
para aperfeiçoamento próprio e deve partir da esfera da política
pública. Neste enfoque, deve-se assumir um projeto de formação de
professor mais completo, focado nas reais necessidades educacionais
da sociedade e da própria escola sem descuidar da formação do
professor como sujeito.
Por outro lado, não fica dúvida de que a falta dos conteúdos
sobre política educacional para aqueles que fazem à educação
no
chão da escola
traz uma situação de alheamento diante da
multiplicidade de fatores como: inadequada formação, precárias
condições de exercício da profissão, falta de reflexão sistemática,
ideologia permeada no meio social e postura acrítica diante dos
problemas (PARO, 2001).
O PPP da escola em estudo, ao tratar do trabalho docente,
apresenta apenas algumas obrigações que já estão presentes na LDB
9394/96, quando em seus artigos apresenta como incumbência dos
professores: a participação, elaboração e o cumprimento do plano
de trabalho, segundo a proposta pedagógica do estabelecimento de
ensino bem como a colaboração com atividades de articulação da
escola com as famílias e a comunidade. Assim, a escola busca justificar
a necessidade de construção de “uma gestão democrática, a qual
deve colaborar para que o indivíduo torne-se um cidadão participativo,
responsável e crítico, atuante na sociedade” (PPP, 2008, p. 29).