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A escola pública e processos... -
Oséias Santos de Oliveira et al
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de seus professores e nem de sua participação na tomada de decisões
que ocorrem no interior da escola. Ora, se no ambiente educativo os
profissionais que atuam no ensino não têm sequer a possibilidade de
realizar um processo formativo, que hoje já é garantido na legislação
como uma prática necessária para aprimorar seus conhecimentos
e consequente qualificação profissional, de que forma esta escola
pode auto se declarar democrática e participativa?
As políticas de formação continuada de professores não
podem ser concebidas como mera atualização teórica ou didática,
mas precisam ser pensadas a partir da possibilidade de criar
espaços de participação e reflexão sobre a sua própria realidade
de modo a transformá-la. Se a perspectiva da escola é ampliar o
espaço democrático e a formação para a cidadania, os professores,
comprometidos nesta construção, precisam de alternativas de
formação inicial e continuada que contribuam com o enfrentamento
dos entraves que dificultam as mudanças e que abram caminhos para
a autonomia dos sujeitos envolvidos na educação.
Torna-se necessário, para que isto se efetive, que os educadores
reconheçam o contexto econômico, social e político em que estão
inseridos e que são fortemente influenciados pelo neoliberalismo, pois
“o extremo individualismo que este modelo propõe não favorece as
políticas democráticas de participação e compromisso com a realidade
social” (BIANCHETTI, 1999, p. 113). Conhecer as imposições deste
modelo que ora se apresenta é condição fundamental para que sejam
encontradas alternativas para uma educação comprometida com a
democracia e com a formação de sujeitos autônomos. Deste modo,
questionamos a ausência destas propostas na pauta de discussões
e na elaboração dos documentos da escola analisada, quando se
verifica apenas uma tímida alusão ao momento atual e a dominação
neoliberal sem que haja nenhum encaminhamento prático a ser
desenvolvido na dinâmica administrativo-pedagógica da escola.
Assim a escola preconiza que:
No momento atual, estamos observando uma série
de mudanças em todos os campos da sociedade e
conseqüentemente na educação. A luta pela melhoria
da qualidade da educação é antiga, porém, frente ao
neoliberalismo, o capitalismo favorece as desigualdades
sociais, cabe a escola enfrentar os desafios impostos