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A escola pública e processos... -
Oséias Santos de Oliveira et al
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Para isto, torna-se necessário uma maior compreensão da idéia de
qualidade, que, no entendimento de Paro (2007, p. 15), “depende
dos objetivos que se pretende buscar com a educação” que passa
a ser compreendida
como atualização histórica do homem e condição
imprescindível, embora não suficiente, para que ele,
pela apropriação da cultura produzida historicamente,
construa sua própria humanidade histórico-social,
parece justo admitir que a escola fundamental deva
pautar-se pela realização de objetivos numa dupla
dimensão: individual e social (PARO, 2007, p. 16).
Nesse sentido é impossível tratar sobre a escola sem considerar
a ligação que se estabelece entre educação e sociedade, nem ignorar
as questões que buscam apreender a função social da educação na
produção e reprodução das relações sociais, pois a educação só tem
sentido integrada ao processo de transformação da sociedade. O
papel e a função que a educação desempenha visam o ser humano,
considerando-o como ser concreto e histórico, que em sociedade
relaciona-se com outros seres vivos. Nesta perspectiva, considera-se
a escola pública como um
[...] lugar supostamente privilegiado do diálogo e do
desenvolvimento crítico das consciências, ainda resiste
tão fortemente a propiciar, no ensino fundamental, uma
formação democrática que, ao proporcionar valores
e conhecimentos, capacite e encoraje seus alunos a
exercer de maneira ativa sua cidadania na construção
de uma sociedade melhor (PARO, 2007, 18,19).
De modo a efetivar uma prática coerente com o sentido
atribuído à escola pública, Pereira (2008) considera que o Projeto
Político-Pedagógico tem o compromisso de se constituir como
uma decisão que leve educando e educador a relacionar vida e
trabalho como objetos de atenção da ação pedagógica. Sendo este
o compromisso primeiro da comunidade educacional envolvida no
processo de gestão escolar, mesma deverá ser capaz de construir
uma instituição que atenda às necessidades sociais, fazendo da
escola um
lócus
de formação humana, do qual todos fazem parte.