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A escola pública e processos... -
Oséias Santos de Oliveira et al.
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Newton Duarte (2004, p.68), ao tratar sobre os cursos de
formação de professores reafirma o pensamento de Pimenta
ao dizer que a formação do
professor reflexivo
é uma expressão
eufemística que resulta, na realidade, em brutal
aligeiramento
da
formação teórica do educador, ao transformar os cursos em vitrines
articuladas sobre o cotidiano escolar. Desta forma, assinala o autor,
instala-se uma “mentalidade pragmática, centrada no hoje, no aqui
e no agora”.
Nesta perspectiva, Saviani (1997, p22-23), alerta para a
aversão que acaba sendo criada em relação ao saber “clássico”,
uma aversão ao esforço necessário ao estudo do clássico, à teoria
(que é considerada inútil) e coloca-se como importante a valorização
do banal, do fácil, do útil, do que não exija questionamento, crítica
e raciocínio. A afirmação do autor permite-nos uma aproximação
com a escola objeto desta investigação, quando nos documentos
norteadores do trabalho e do cotidiano escolar, como Projeto Político-
Pedagógico, PDE Escola e mesmo em atas de reuniões pedagógicas,
não há referência aos estudos teóricos, concepções pedagógicas ou
metodológicas que sustentem as práticas desenvolvidas na escola.
3 E
spaços
e
concepções
de
processos
formativos
:
o
projeto
político
-
pedagógico
O Projeto Político-Pedagógico configura-se como o resultado de
decisões coletivas que identifica a escola em seus propósitos visando
à formação para a cidadania. Neste sentido, espaços e intenções são
revelados nos documentos norteadores das ações educativas, que,
por serem fruto de decisões coletivas necessariamente passam pela
discussão e pelo planejamento dos diferentes sujeitos que compõe a
escola. Nesta análise, buscou-se conhecer a realidade de uma escola
pública municipal, situada na região central do Rio Grande do Sul,
para verificar como esta explicita documentalmente seu processo de
formação de professores de modo a melhorar as práticas educativas
e seus resultados.
A discussão sobre uma escola de qualidade implica em uma
estrutura didático pedagógica com “maior peso na condução
dos objetivos educacionais e de seu entrelaçamento com as
determinações de ordem administrativa” (PARO, 2007, p.11).