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A escola pública e processos... -
Oséias Santos de Oliveira et al
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Ao anal isar a questão da formação dos professores
brasileiros, Dias-da-Silva (2005) percebe que esta tendência de
internacionalização, presente nas atuais políticas públicas, sugere
a inclusão das escolas básicas e de seus professores como parceiros
nas tarefas de formação. Esta ação pode ser vista a partir de dois
enfoques na concepção do autor referido:
[...] um processo de dupla mão: tanto as instituições
formadoras reconhecem a força da escola como locus
de formação docente, quanto contribuem para a
transformação das escolas. Ao legitimar a idéia de que
escolas básicas e seus professores devam ser parceiros
nas tarefas de formação, a legislação brasileira – talvez
pela primeira vez – reconhece a avaliação, a experiência
e o julgamento dos professores como enriquecedores
dos processos de formação inicial (DIAS-DA-SILVA,
2005, p. 392).
Assim, Pimenta (2005) posiciona-se referindo que, no caso
brasileiro, as propostas governamentais para a formação de professores,
muitas vezes são rebuscadas por conceitos que ficam apenas restritos
à retórica e não promovem uma significativa alteração da realidade.
Dentre estes discursos, prevalecem exemplos clássicos como:
[...] por exemplo, do conceito de professor reflexivo,
que suporia significativa alteração nas condições de
trabalho dos professores nas escolas com tempo e
estabilidade, ao menos, para que a reflexão e a pesquisa
da prática viessem a se realizar. Ou são efetivamente
implantados, como as políticas de
formação contínua,
mas fragmentadas como vimos. Ou ainda as reformas
na
formação inicial
que estão configurando um
aligeiramento geral, acompanhadas de explícitas e
às vezes sutis desqualificações das universidades para
realizar esta formação, e mesmo da desqualificação
e da falta de incentivos para as pesquisas sobre
formação de professores que estas têm realizado em
escolas públicas, gerando significativo conhecimento
sobre as necessidades para as políticas de formação
e de desenvolvimento profissional dos professores, das
escolas e dos sistemas (PIMENTA, 2005, p. 40,41).