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A escola pública e processos... -
Oséias Santos de Oliveira et al
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internacionais como um padrão aceitável e que atende em parte
às exigências de uma educação de qualidade.
Isto se justifica pela própria realidade das escolas de educação
básica através dos dados apontados em organismos nacionais e
internacionais, configurando o fracasso da educação no país, o
que faz da escola uma instituição coadjuvante da exclusão social.
Efetivamente, estes são fatos que não podem ser ignorados pelo
Estado em conjunto com a sociedade, um compromisso coletivo no
qual se inclui, obrigatoriamente, a escola através de seus profissionais
e, neste contexto, a necessidade de um maior compromisso dos
professores com a qualidade da educação que ali se produz.
Esta é uma prerrogativa apresentada pela legislação educacional
brasileira, quando trata da formação de professores como um dos
requisitos para a melhoria da qualidade do ensino da escola pública,
sendo considerada como precária por vários estudiosos da temática
(OLIVEIRA, 2003; SHIROMA, 2003; BARRETO, 2003).
Em meio às polêmicas que envolvem a qualidade de ensino,
portanto, se salienta a questão da formação de professores. Nesta
problemática, verifica-se a influência das propostas dos organismos
internacionais que acabam conduzindo às políticas educacionais
e determinando as metas, as condições e as perspectivas para o
desenvolvimento profissional dos educadores, diante das mudanças
e dos fatos vividos na atualidade.
2 A
formação
de
professores no
B
rasil
no
contexto neoliberal
O princípio fundador do neoliberalismo, que exerce sua
influência sobre o Brasil, postula menos Estado e mais mercado
na organização da economia e da sociedade. Ou seja, trata-se de
substituir, o quanto possível, um ordenador e gestor econômico-social
demasiado explícito, pesadamente burocrático, voluntarista, pouco
eficiente e em crise por outro, invisível, descomplicado, impessoal,
de maior eficácia e mundialmente triunfante (ALBUQUERQUE,
1995).
Essa substituição, com efeito, passou, em larga medida, a
ser defendida e realizada no Brasil das últimas décadas, através
da desregulamentação econômica e social, da ampla e abrupta