164
A
escola
pública
e
processos
formativos de
professores
:
espaços
e
concepções
explícitas no
projeto
político
-
pedagógico
Oséias Santos de Oliveira
1
Clarice Zientarski
2
Sueli Menezes Pereira
3
R
esumo
O artigo trata dos processos de formação continuada de professores na
escola pública e discute a formação como compromisso da instituição e
de seus profissionais nos espaços determinados legalmente. O enfoque
da discussão perpassa pelos resultados de análises realizadas ao longo do
desenvolvimento do projeto de pesquisa, vinculado ao GEPGE –
Grupo
de Estudos
e Pesquisas em Políticas Públicas e Gestão Educacional,
da UFSM/RS sob o título “A Construção da Autonomia, da Qualidade e
da Democracia na Escola Municipal nos Diferentes Espaços da Gestão
Escolar”. Para o desenvolvimento deste trabalho, tomou-se como referência
uma escola municipal, localizada na Região Central do Rio Grande do
Sul, quando, através de pesquisa qualitativa e dos documentos que dão
sustentação às práticas de gestão desenvolvidas no ano de 2009, buscou-se
uma aproximação entre o momento vivido pela sociedade e pela educação
conforme constatado, onde se percebe uma contradição entre as atuais
políticas públicas que incluem a escola e seus professores como parceiros
nas tarefas de formação.
Palavras-chave: formação continuada; professores; escola pública.
1 I
ntrodução
Este trabalho trata da formação continuada de professores no
momento atual, em que o cenário mundial apresenta-se como um
1 Doutorando em Educação – Programa de Pós-Graduação em Educação – Universidade
Federal de Santa Maria (UFSM/RS), Professor na UTFPR – Universidade Tecnológica
Federal do Paraná – Campus Curitiba, lotado no Departamento de Educação. E-mail:
oseiasol@yahoo.com.br
2 Doutoranda em Educação – Programa de Pós-Graduação em Educação – Universidade
Federal de Santa Maria (UFSM/RS). E-mail: claricezientarski@yahoo.com.br
3 Doutora em Educação, Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação e do
Departamento de Administração Escolar do Centro de Educação da Universidade Federal
de Santa Maria (UFSM/RS). Coordenadora do GEPGE –
Grupo de Estudos e
Pesquisas em
Políticas Públicas e Gestão Educacional. E-mail: sueli@ce.ufsm.br