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Movimento docente...
Maria de Fátima Rodrigues Pereira
Democracia e cidadania, por si só, não dão conta de efetivas
mudanças emancipatórias, pois, não anulam por superação as lutas
de classe, ao contrário, constituem-se em ideologias que escondem
a contradição entre os projetos históricos dos trabalhadores e dos
capitalistas. O ûmus que alimenta a democracia e a cidadania é
justamente a desigualdade dos homens na posse dos bens necessários
à vida, sem, contudo, atingir a sua superação. O mote democracia
e cidadania é um invólucro ideológico que serve à regulação dos
conflitos latentes e suterrados no limbo das disputas políticas
parlamentares e eleitorais dos partidos políticos, daí o paradoxo
entre o que promete de igualdade e sua concreticidade em manter,
regular e administrar a desigualdade. “O proletariado a camada
mais baixa da sociedade atual, não pode erguer-se, por-se de pé,
sem fazer saltar todos os estratos superpostos que constituem a
sociedade atual” (MARX e ENGELS, 1998, p. 50).
R
eferências
AURAS, Marli
. Poder oligárquico catarinense: da guerra aos “fanáticos” do
Contestado à “opção pelos pequenos”.
1991. Tese (Doutorado em Educação)
– Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 1991.
LENINE, Vladimir Ilicht.
Obras escolhidas.
v. 1. São Paulo: Alfa Ômega,
1980.
MARX, Karl; ENGELS, Friederich.
Manifesto comunista.
Organização e
introdução Osvaldo
Coggiola. São Paulo: Boitempo, 1998.
NEVES, Lúcia Maria W. (Org.). Brasil 2000. Nova divisão de trabalho na
educação. São Paulo: Xamã, 2000.
PINSKY, Jaime; PINSKY, Carla Bassanezi. História da cidadania. São Paulo:
Contexto, 2003.
SROUR, Robert Henry; FONTANA, Remy (Colaborador). A política dos anos
70 no Brasil: a lição de Florianópolis. São Paulo: Econômica Editorial, 1982.
Recebido em: fevereiro de 2012
Publicado em: março de 2012