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Contribuições de Gramsci...
Rosane Biesdorf e Adriana Maamari
em acelerar e em disciplinar a formação da criança
conforme o tipo superior em luta com o tipo inferior.
(NOSELLA, 2008, p.88)
A partir dos conceitos defendidos por Freire e Gramsci, o
professor tem o compromisso de educar o homem novo para
ser ético e atuante na sociedade, para que venha a ser crítico e
socialmente emancipado. Para atingir estes objetivos, é necessário
lhe oportunizar atividades, conhecimento, autonomia para que atinja
essa emancipação. Tendo uma educação de base de qualidade, o
jovem estará preparado tanto para escolher uma profissão a seguir,
como para ser ativo politicamente, saindo assim da condição de
miséria cultural em que muitos vivem. Um homem emancipado,
culto, transformará o seu conhecimento em sabedoria, e somente
assim poderá ser considerado e atuar como um cidadão responsável
perante a sociedade.
Percebemos ainda, na atualidade, que o sistema básico de
ensino público brasileiro está defasado e incapaz de preencher as
reais necessidades para uma formação completa do educando, a
qual está distante de ser alcançada. O cotidiano do homem exige
uma formação constante, o que no mundo globalizado parece ser
inatingível. Assim, o que se deve priorizar na formação humana hoje é
que o sujeito seja capaz de interpretar o seu cotidiano de forma crítica
e saber distinguir aquilo que é construtivo ou destrutivo para toda a
sociedade, e então agir de forma ética frente a sua interpretação.
Ao referir-se à educação, Freire (1992, p.126) coloca:
Uma das tarefas da educação popular progressista,
ontem como hoje, é procurar, por meio da compreensão
crítica como se dão os conflitos sociais, ajudar o processo
no qual a fraqueza dos oprimidos se vai tornando
força capaz de transformar a força dos opressores em
fraqueza. Esta é uma esperança que nos move.
O ato pedagógico, para os dois pensadores aqui destacados,
deve estar além da instrução regulamentada, mas a serviço da
emancipação de cada indivíduo, para que este supere o senso
comum e utilize o conhecimento orgânico sistematizado para tornar
a sociedade mais justa e igualitária, e não para utilizar a educação
como um instrumento de opressão. Se por um lado a escola é uma