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Contribuições de Gramsci...
Rosane Biesdorf e Adriana Maamari
reprodutora dos interesses das classes dominantes, por outro lado
ela é um espaço dinâmico, sendo assim possível utilizá-lo para a
transformação da sociedade. Para tanto, torna-se necessário o
auxílio dos educadores na formação da contra-hegemonia.
Sendo o sujeito, na concepção freiriana, um ser inacabado,
que se forma socialmente, existe a esperança de mudanças
no sentido da construção de uma educação que o liberte da
opressão e lhe oportunize a conquista da sua autonomia e de sua
emancipação, uma vez que ser cidadão para Freire é gozar dos
direitos políticos e civis de um estado e ter comprometimento para
com ele. A humanização é, segundo Freire (1987), uma vocação
natural dos homens. Entretanto, esta lhes é negada, dando lugar
à opressão e à injustiça. Por outro lado, o autor anteriormente
citado (1987, p.16) nos coloca que tal vocação é, ao mesmo
tempo, “[...] afirmada no anseio de liberdade, de justiça, de luta de
oprimidos pela recuperação de sua humanidade roubada”. Tanto a
humanização quanto a desumanização, na história e no contexto,
são uma possibilidade dos homens como seres inconclusos. É neste
ponto que entra o papel da educação como elemento formador e
transformador do homem.
G
ramsci
´
s
and
F
reire
´
s
contributions
to
education
A
bstract
In the present paper we present the ideas of the thinkers Antônio Gramsci
and Paulo Freire, who appear to have very similar experiences and thoughts
despite having lived in different times and places. Both argue that education
is an indispensable element to the social transformation, the overcoming of
oppression, the autonomy and the emancipation of the individual, especially
the one coming from the oppressed classes. At first, a brief historical account
on the life of each of the thinkers is presented. Such an account is made
necessary for the subsequent analysis of their concepts about education.
Finally, the current educational situation and the possible contributions of
Gramsci and Freire´s thoughts to the education of emancipated individuals
committed to society are discussed.
Key words:
.
education; emancipation; autonomy; oppressed; individuals.