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Contribuições de Gramsci...
Rosane Biesdorf e Adriana Maamari
estudantes não estão saindo da escola nem preparados para entrar no
mercado de trabalho, e nem para a vida, Nosella (1984, p.18) nos diz ser
necessário:
[...] levantar a bandeira do máximo, isto é, exigir
a materialização do princípio da igualdade social
e uma escola em tempo integral para os filhos dos
trabalhadores; deve-se exigir que a eles seja ensinado
como dirigir a sociedade, exigir, portanto, que lhes
ensine o processo-histórico científico, e não apenas
pobres fórmulas avulsas do saber enciclopédico; deve-se
exigir que as escolas sejam realmente centros culturais
e não meros postos de assistência social.
Embora tenham se passado mais de duas décadas da publicação
deste pensamento de Nosella, hoje ele se evidencia claramente em
uma realidade que o autor parecia temer. Temos escolas em tempo
integral já instaladas há algum tempo, outras se efetivando, porém
a realidade da aprendizagem nestas não corresponde à expectativa
de Nosella, já que é na escola onde acontece todo o processo da
educação formal, e o docente é o elemento que faz a intermediação
entre o conhecimento e o educando. Docente este que na concepção
Gramsciana deve ser um intelectual orgânico. Contudo, atualmente,
os docentes que são mal remunerados, desmotivados, que educam
pela simples transmissão do conhecimento em um sistema arcaico,
são alguns dos motivos do fracasso educacional que estamos
evidenciando.
O educador necessita ser um mestre para seu educando, e
não um simples professor. O mestre não se preocupará apenas com
o seu cronograma de conteúdos a repassar, mas muito mais em
proporcionar uma formação ao educando que vem até a escola,
de modo que este faça a diferença na sociedade. Neste aspecto, o
pensamento de Gramsci nos traz que:
Daí porque é possível dizer que, na escola, o nexo
instrução-educação somente pode ser representado
pelo trabalho vivo do professor, na medida em que
o mestre é consciente dos contrastes entre o tipo de
sociedade e de cultura que ele representa e o tipo de
sociedade e de cultura representado pelos alunos;
sendo também consciente de sua tarefa, que consiste