Página 149 - cad_pesq_15

Versão HTML básica

149
Contribuições de Gramsci...
Rosane Biesdorf e Adriana Maamari
Freire (1996) destaca alguns pontos necessários para bem
desenvolver o processo de ensino-aprendizagem, especialmente
por parte do educador, como: adequação do conteúdo á realidade;
pesquisa constante (1996, p.29) “pesquiso para constatar,
constatando, intervenho, intervindo educo e me educo”. O autor
ainda destaca o respeito necessário aos saberes que o educando
traz consigo, não matando assim a curiosidade ingênua, pois esta
se torna curiosidade epistemológica; ser crítico e ético sendo um
exemplo ao educando; repensar continuamente o seu método e
sua prática (1996, p.38). “A prática docente crítica, implicante do
pensar certo, envolve o movimento dinâmico, dialético, entre o fazer
e o pensar sobre o fazer” e o respeito e a valorização da identidade
cultural dos sujeitos.
De acordo com Freire, a alfabetização em uma área de miséria
só ganha dimensão humana quando expulsa a culpa histórica, política
e social de dentro do indivíduo, realizando a (1996, p.84) “expulsão
do opressor de dentro do oprimido, enquanto sombra invasora”,
dando, assim, lugar à autonomia e à responsabilidade. Neste sentido,
Freire compreendia a necessidade de se olhar o mundo com a lente
do oprimido, porque há uma superioridade epistemológica no olhar
deste; ele lê o mundo com os olhos de opressor, mas com a vivência
de oprimido.
Apesar de grande parte do trabalho de Freire ter se direcionado
à alfabetização de adultos marginalizados, os seus escritos podem
ser adotados em todos os níveis de ensino, como vem acontecendo,
embora de forma ainda lenta. O que deve ser levado em consideração,
ao se adotar um método de ensino, são os objetivos finais a que
se pretende chegar, pois, como defende o autor, deve-se partir da
realidade para, por meio da educação, transformar o contexto.
A educação, para Freire, tem o compromisso permanente com a
autonomia e a emancipação, especialmente das classes oprimidas.
C
onsiderar
a
educação hoje
a
partir
do
pensamento
freiriano
e
gramsciano
Uma pergunta a se fazer hoje: o que diriam os estudantes de
escolas públicas brasileiras se fossem questionados acerca da sua
escola, do método de ensino aplicado, da didática do educador,